Nanicos lançam bloco no dia 10
Com a pré-candidatura de Hélio Tito (PRB) ao Senado, ganha força a possibilidade dos chamados "partidos nanicos" emplacarem uma chapa majoritária com a indicação de um candidato ao Palácio Paiaguás. Com participação acertada, PRP, PRB, PTC e PSL abrem a rodada de convenções no próximo dia 10 com o lançamento do bloco "Mato Grosso com Fé". As conversas ainda envolvem três partidos que não definiram a participação no grupo: PMN, PTN e PSC.
O presidente do diretório regional do PRP, Rubney Cano Brito, defende que além da indicação de um nome ao Senado, também deve haver uma decisão de uma nova via no cenário que envolve os pré-candidatos ao governo. Já o presidente do diretório estadual do PTC, Octávio Augusto Régis de Oliveira, explica que a intenção dos partidos não é tirar vantagem da situação, mas sim buscar o fortalecimento. “Nos últimos dias ganhou corpo a proposta de termos uma chapa majoritária completa”, conclui. Cláudio José da Silva, presidente da executiva estadual do PRB, ainda complementa. “Partidos novos e pequenos como os nossos, sozinhos não têm força, mas juntos, teremos a representatividade de um partido grande”.
Principalmente para o PRB, que já entra com a indicação de Tito ao Senado, a possibilidade de formação da chapa para a majoritária seria conveniente, uma vez que se não tiver candidato próprio, o bloco deve apoiar a reeleição do Silval Barbosa (PMDB), causando uma saia-justa, já que o partido tem membros da base de apoio do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB).
Com o propósito de fortalecimento, o bloco centraliza esforços para emplacar dois ou três deputados estaduais, um deputado federal e ainda lutar por uma das vagas no Senado. Para isso, não descarta esgotar a possibilidade de conversas com os principais partidos. “Já temos agenda com o deputado estadual José Riva e o deputado federal licenciado Pedro Henry, ambos do PP, e também estamos conversando com o PV”, destaca Rubney. Octávio acrescentou que tenta uma nova conversa com Silval até o final desta semana para definir os rumos do bloco.
Uma vez que o foco principal dos partidos está nas vagas do Legislativo, representantes das sete legendas voltam a se reunir nesta quarta (2) para fazer as contas e estudar as principais indicações para a composição do bloco.
Comentários