O índice de sub-registro de nascimentos no Brasil atingiu o menor nível já registrado, segundo a pesquisa Estatísticas do Registro Civil de 2008, divulgada nesta quarta-feira (2), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O porcentual chegou a 8,9%.
Em 2008, foram registrados 2,78 milhões de nascimentos no país, de acordo com o instituto. O número indica um aumento de 1,4% nos registros, em relação ao ano anterior. Os estados que tinham os menores proporções de registro 90 dias após o nascimento foram Acre (77%), Maranhão (78,1%) e Pará (79,2%). Os que tinham os maiores índices eram São Paulo (98,9%) e Santa Catarina (98,7%).
A pesquisa mostra que houve aumento nos nascimentos principalmente no Amapá (11,3%), em Mato Grosso do Sul (9,5%) e em Roraima (6,5%).
O IBGE destaca que os dados do levantamento divergem dos números do Sistema de Nascidos Vivos, do Ministério da Saúde. A diferença é referente aos nascimentos que ocorreram em estabelecimentos de saúde e, em pelo menos 90 dias, não foram registrados em cartórios.
Comentários