Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 01 de Junho de 2010 às 21:48
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Em uma audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (01.06) em Poconé (a 102 Km de Cuiabá), autoridades e representantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) discutiram a implantação do Núcleo Avançado do Pantanal. Como uma extensão do campus de Cáceres, a população poconeana terá acesso à qualificação profissional a partir deste ano com a oferta de cursos técnicos.

Segundo o reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, nos próximos 60 dias será lançado o edital do processo seletivo. Segundo ele, serão ofertadas em torno de 300 vagas a partir da unidade avançada, sendo de 8 a 10 turmas. “Fizemos essa audiência para ouvir a população e decidirmos juntos qual serão os cursos oferecidos. A oferta dessa qualificação vai colaborar para o desenvolvimento do município”, apontou o reitor. 

Para o prefeito de Poconé Clóvis Martins a vinda de cursos técnicos será uma grande oportunidade para a qualificação da mão-de-obra local. O município é o Portão de entrada do Pantanal Mato-Grossense e tem vocação econômica tanto ao turismo quanto para agropecuária. “Para nós é de suma importância essa unidade do Instituto em nossa cidade. Ainda mais, com a vinda da Copa do Mundo em 2014”, comemorou o gestor municipal.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), um dos incentivadores para a implantação do Núcleo Avançado participou da audiência e destacou a relevância da unidade de ensino profissionalizante. “O ensino técnico é a grande oportunidade de colocar o filho do trabalhador no mercado de trabalho. Investir na pessoa é o maior investimento que o Estado pode fazer. Obras físicas são importantes, mas o conhecimento é o que faz a diferença”, declarou o parlamentar.

Na oportunidade, o deputado anunciou que na próxima terça-feira (08.06) o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) Taisir Kairim estará no município para discutir a implantação de dois cursos especiais, onde serão ofertadas 100 vagas pela Universidade. “Nessa reunião será discutida a vocação econômica da região para sabermos qual curso melhor atende a demanda e quem sabe seja o pontapé inicial para a criação do campus em Poconé”, afirmou o deputado.

Já o presidente da Câmara de Poconé, Ney Rondon, lembrou que a vinda de cursos técnicos para o município era uma luta antiga da classe estudantil. “A capacitação técnica para a nossa população fará toda a diferença para a nossa região, que tem grande potencial econômico na área do turismo. No final, quem ganha, somos todos nós, tanto a classe política e a sociedade em geral”, concluiu.

Atualmente em Mato Grosso, o Instituto Federal possui 10 campi. O Núcleo Avançado do Pantanal. Neste ano, o campus de Cáceres tem, até o momento, 1.136 alunos. A sede do Núcleo estará localizada a 12 km de Poconé.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129665/visualizar/