Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 01 de Junho de 2010 às 21:21

    Imprimir


Quem tem um cachorro em casa já pode ir preparando a coleira, pois tem programa garantido para o próximo final de semana. A cidade de Itu, a 90 km da Capital de São Paulo, recebe nos dias 5 e 6 de junho a final do Campeonato Brasileiro de Agility, um esporte baseado no hipismo, criado para integrar cães e humanos. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita e liberada para cães. “Para quem já conhece o esporte é uma ótima oportunidade de ver os grandes campeões em ação e torcer pelos seus favoritos”, diz o proprietário do Hotel Fazenda Clube de Cãompo, que sedia o evento, Aldo Macellaro Jr. “Para quem não conhece pode ser um primeiro contato com a atividade, que ajuda a livrar dono e animal do estresse. Vale a pena testar, sempre deixamos alguns obstáculos usados em provas livres para que as pessoas tentem fazer com seus bichos”.

É a primeira vez que a cidade recebe a final do evento nacional organizada pela CBA – Comissão Brasileira de Agility e famoso por atrair esportistas e apaixonados por cães. As provas acontecem no Hotel Fazenda Clube de Cãompo e quem for ao local também vai poder acompanhar a definição dos campeões da Copa São Paulo de Agility. É que durante o sábado, além das últimas provas que classificam os animais e seus condutores para a premiação nacional do esporte, também serão realizadas as finais do evento que reúne somente os atletas paulistas.

Ao todo serão cerca de 150 duplas de cães e condutores competindo em cada dia do evento. “Ano passado, no Campeonato Paulista de Agility recebemos mais de três mil pessoas em um dia de evento”, lembra o proprietário do Clube, Aldo Macellaro Jr. “Neste ano a competição é nacional e todas as escolas trazem suas torcidas. Se somarmos isso ao feriado de Corpus Christi o público com certeza vai ser ainda maior”.

Para quem ainda não tem um fiel companheiro de quatro patas em casa o evento é uma ótima oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre as diferentes raças e o seu comportamento e fazer contato com quem já tem o seu pet, com criadores e quem sabe até levar um bichinho para casa. É que o evento esportivo também agrega uma feira de doação de animais e uma campanha de conscientização em relação à posse responsável, realizada em parceria com ASPA - Associação de Socorro e Proteção aos Animais.

O esporte

Considerado um esporte de habilidade, o Agility é baseado em provas hípicas. Praticado por duplas formadas de cão e condutor tem por objetivo percorrer uma pista composta por diferentes obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas, ou seja, é preciso ser rápido e cuidadoso para não derrubar, esquecer ou errar nenhuma parte da prova. Os obstáculos aprovados pelos órgãos que regulam o esporte são: saltos, viaduto ou muro, mesa, passarela, gangorra, rampa, slalom, túnel aberto, túnel fechado, pneu e salto em distância.

Outra regra que torna a modalidade ainda mais encantadora é que o animal não pode ser tocado, nem estar preso por guias e coleiras durante o percurso. “Isso demonstra o entrosamento que existe entre o dono e o cão, que encontram prazer em completar cada uma das etapas que compõe a pista”, pontua.

Além de competitivo, o Agility também traz benefícios ligados à saúde e ao comportamento dos animais aos praticantes. O esporte também é uma boa oportunidade para incentivar humanos sedentários à pratica esportiva, ao ar livre e em ótima companhia.

SERVIÇO

“Campeonato Brasileiro de Agility”

Data: sábado 5 e domingo 6 junho

Horário: a partir das 9h

Local: Clube de Cãompo – Itu/SP - Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP.

Entrada e Estacionamento: Gratuitos

Liberada também para cães

Informações: (11) 4897-9518/ 9968-4729 ou pelo hot site do evento http://www.clubedecaompo.com.br/agility/






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129669/visualizar/