Procon Mato Grosso faz alerta no Dia Mundial Sem Tabaco
Desde 1987 o dia 31 de maio ficou estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Dia Mundial Sem Tabaco. O objetivo é conscientizar os fumantes sobre os riscos e as consequências que o hábito de fumar trazem para a saúde. Este ano a campanha tem como tema “Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres”. As ações visam alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino e os males que seus produtos causam à saúde dessa população e ao meio ambiente.
A crescente publicação de leis estaduais e municipais está banindo o ato de fumar em recintos públicos fechados. A Lei Estadual 9.256, de novembro de 2009, proibiu, no território do Estado de Mato Grosso, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, o consumo de cigarros e outros produtos fumígenos, derivado ou não do tabaco. Porém, a lei excluiu da determinação os estabelecimentos que tenham pelo menos uma das laterais abertas.
“Em Mato Grosso, até mesmo por conta do calor, essa é a maioria da estrutura de locais como bares, restaurantes e lanchonetes. Assim é necessário fazer uma alteração na lei, para que o objetivo dela seja atingido no Estado. O Procon Mato Grosso aguarda a aprovação de mudanças por parte da Assembléia Legislativa para fiscalizar, juntamente com a Vigilância Sanitária, a norma no Estado”, alerta a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou a campanha “Quando você fuma seu dinheiro vira fumaça”. O Procon Estadual aprova a ideia já que orienta aos consumidores o exercício de realizar o orçamento doméstico. Essa prática requer o detalhamento de todos os gastos em uma planilha, sedo que os custos desnecessários e que fazem mal à saúde devem ser cortados.
O fumante que deseja deixar o vício pode ligar para o Disque Saúde (0800 61 1997). Através desse número obtém-se aconselhamento para deixar de fumar de forma gratuita por telefone e informações sobre unidades de tratamento em funcionamento na rede pública de saúde.
Para outras informações sobre o assunto, procure o Procon Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés. Os telefones de contato do órgão são 151 e 3613 8500.
Comentários