Lucas R. Verde inicia prevenção a queimadas nas lavouras de milho
Esta época que exige cuidados redobrados nas lavouras. O risco de queimadas devido a palha seca é grande. Procurando buscar meios de prevenção, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está orientando produtores quanto a formas de evitar incêndios, durante a colheita do milho. Apesar de ainda não estar em vigor o período proibitivo de queimadas no Estado, uma parceria da secretaria com o Sindicato dos Produtores Rurais, está realizando uma campanha. "As altas temperaturas deixam a vegetação seca e aumentam a possibilidade de queimadas significativamente, a orientação é evitar a colheita no horário das 10 às 14 horas, período em que o calor e muito forte, qualquer atrito ou faísca provocada pela colheitadeira, pode gerar um incêndio", disse a secretária, Luciane Copetti, através da assessoria.
Ainda, segundo ela, em 2008 foram registrados aproximadamente 25 mil hectares de palhada de milho queimadas. Em 2009, com a campanha, o índice foi reduzido em 70%. "Este ano o objetivo é não registrar nenhuma queimada".
Em relação às chácaras localizadas nas proximidades da área urbana, o período determinado para a limpeza e aceiros termina amanhã (30). Segundo ela, os chacareiros já foram notificados e, mesmo aqueles que não realizam nenhum tipo de atividade produtiva na propriedade, devem providenciar a limpeza.
Comentários