Wellington, Homero e André vão disputar vaga de federal por PR
Os deputados federais Wellington Fagundes, Homero Pereira e o empresário cuiabano André Trechaud são os três nomes do PR para pleitear uma das oito vagas da Câmara Federal destinadas a Mato Grosso. Os dois primeiros tentarão a reeleição. Já André, que é um dos fundadores do antigo PL, hoje PR, tenta viabilizar sua estreia como parlamentar. “Ainda aguardamos a resposta de um comerciante de Várzea Grande e de Cleuta Paixão da região do Alto Araguaia”, conta o secretário-geral do PR Emanuel Pinheiro, que vai disputar uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa neste ano. Segundo ele, as conversações para que o PMDB e o PR coliguem na proporcional estão bastante avançadas.
Após a confirmação da inclusão do PT no grupo que defende a reeleição de Silval Barbosa (PMDB) ao Paiaguás, a tendência é que os petistas também componham a chapa mista. Assim, cada um dos partidos poderá indicar até 5 candidatos a federal. Por enquanto, o apoio da sigla segue indefinido porque militantes do PT tentam anular o ato em que membros do partido decidiram “caminhar” com Silval. Além dos republicanos, já estão confirmados para a empreitada o presidente estadual do PMDB Carlos Bezerra, que tentará a reeleição, e o deputado estadual Ságuas Moraes (PT), que é ex-prefeito de Juína e ex-secretário estadual de Educação no governo Blairo Maggi.
Todos vão ter que “trabalhar” duro para conseguir os votos necessários para assegurar uma das 8 vagas na Câmara Federal. O quociente eleitoral para eleger um deputado federal em 3 de outubro é de 190 mil votos. São 2 milhões de eleitores, 126 mil a mais se comparado aos dados da última eleição direta, que registrou 1,940 milhão de eleitores. Na época, a soma dos votos válidos dividida pelo número de vagas resultou no quociente de 179.412. Agora, deve chegar a 192.808, mantida a taxa de votos brancos, nulos e abstenção da eleição passada. Trata-se de um jogo complicado onde a força da coligação será fundamental para arrebanhar votos e emplacar deputados federais.
Hoje as cadeiras são ocupadas por Wellington, Homero, Pedro Henry (PP), Eliene Lima (PP), Carlos Abicalil (PT), Bezerra, Valtenir Pereira (PSB) e Thelma de Oliveira (PSDB). Desses, apenas Abicalil não busca a reeleição. Ele vai entrar na briga por uma das duas vagas ao Senado. Além dele, disputam o cargo o ex-governador Blairo Maggi (PR), o ex-senador Antero Paes de Barros e o ex-procurador da República Pedro Taques.
Comentários