Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 30 de Maio de 2010 às 07:53

    Imprimir


A Feira Tecnológica Itinerante do Programa Mais Alimentos, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem agora, como destino certo, o Mato Grosso do Sul (MS). O encontro, que já passou pelos Estados da Bahia e do Ceará, deverá reunir mais de cinco mil agricultores familiares. A primeira etapa da feira será nesta segunda-feira, 31, em Dourados. Depois, na quarta-feira, 2 de junho, a feira segue para o município de Ivinhema, e, na sexta-feira, dia 4, na capital, Campo Grande (veja calendário abaixo). O encerramento do encontro poderá contar com a presença do ministro Guilherme Cassel.

Segundo o coordenador nacional do Programa Mais Alimentos, Hercílio Matos, a caravana contemplará as principais cadeias produtivas dessas três regiões do Estado, as quais englobam, entre outras, agricultura familiar ligada à produção de leite, psicultura, grãos, bovino de corte, mandioca, entre outros. “Com essa caravana, o MDA cumpre o compromisso com a agricultura familiar do Estado do Masto Grosso do Sul, de levar tecnologia adequada à sua escala de produção, ao mesmo tempo em que difunde oportunidades para que os agricultores familiares possam conhecer e adquirir tais produtos”, afirma Hercílio.

Em Dourados, a Caravana Mais alimentos será realizada no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, das 7h às 17h, com abertura oficial marcada para 10h.

Pronaf Mais Alimentos 

O Pronaf Mais Alimentos moderniza as unidades produtivas da Agricultura Familiar que lidam com as seguintes cadeias produtivas: apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, fruticultura, olericultura, ovinocultura, pesca e suinocultura, além da produção de açafrão, arroz, centeio, feijão, mandioca, milho, sorgo e trigo.

O objetivo é potencializar o acesso do produtor familiar à linha de crédito do Mais Alimentos, que financia projetos de até R$ 100 mil, com prazo de pagamento de até dez anos, carência de até três anos e juros de 2% ao ano. “O Programa Mais Alimentos disponibiliza para o produtor itens desde ferramentas simples, como o facão e a enxada, a equipamentos de ponta, a exemplo de plantadeiras, semeadeiras, debulhadoras, tratores e até veículos de transporte de carga, como caminhões e utilitários leves”, explica o coordenador.

Hercílio completa, também, que o agricultor familiar pode, ainda, utilizar o financiamento para construir barragens, fazer cerca elétrica, corrigir o solo, construir silos e promover o melhoramento genético do rebanho.

Estarão presentes na Feira Tecnológica Itinerante do Programa Mais Alimentos, em Mato Grosso do Sul, as prefeituras, associações de classe, Banco do Brasil, diversos fabricantes de máquinas e de equipamentos agrícolas, assim como autoridades nacionais e estaduais. Entre outras instituições apoiadoras, estão Anfavea, Abimaq, Simers.

Serviço

De acordo com o roteiro da Feira Tecnológica Itinerante no Mato Grosso do Sul, na segunda-feira, 31, o encontro será realizado em Dourados, das 7h às 17h. A abertura oficial sera às 10h no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Em Ivinhema, o encontro será na quarta-feira (2/06), das 7h às 17h, com abertura oficial às 8h30min, no Parque de Exposições Lídia Calabreta Massi.


Em Campo Grande, a feira será realizada na sexta-feira, 4 de junho, das 7h às 17h, com abertura oficial às 10h, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130033/visualizar/