Trabalho da polícia militar é avaliado como regular no Estado
E na visão da população? Como deve ser feito o trabalho desenvolvido pela polícia, principal agente da segurança pública? Essa foi a pergunta que moveu o policial militar Luiz Fernandes Pereira a direcionar seu trabalho de conclusão do curso de Especialização em Segurança Pública da UFMT à comunidade do bairro Tijucal.
Segundo a pesquisa, 48% dos entrevistados afirmaram considerar o trabalho da Polícia Militar regular. A quantidade dos que consideram o serviço como bom e péssimo ficou empatada, com 20% cada uma e apenas 12% avaliou o trabalho como ótimo.
"Em conversa informal, percebe-se que esse descontentamento refere-se, sobretudo, à falta de vontade que a PM demonstra quando é solicitada para combater pequenos delitos no bairro".
Em outra constatação, mais da metade (59%) dos entrevistados reclama da falta de policiais nas ruas do bairro, principalmente nas mais afastadas.
Outro fator considerado como mais importante por 20% foi a instalação de um Posto Policial, que, na visão dos moradores, "afasta os maus elementos".
Para Luiz Fernandes, as instituições de segurança pública devem ser mais democráticas e abertas à participação da sociedade. "Essa interação é o caminho para que muitas questões sociais, especialmente às vinculadas à segurança, sejam resolvidas".
Ele alerta ainda que não se deve responsabilizar apenas a instituição policial pelos problemas de violência, já que existem diversos fatores que contribuem para esse fato como, por exemplo, as desigualdades sociais.
Comentários