Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 29 de Maio de 2010 às 18:18
Por: Roberto Nunes

    Imprimir


Buscar uma alternativa correta para a destinação final dos resíduos sólidos (lixo), sem gerar gastos para a sociedade. Esta é a proposta do prefeito Zé Carlos do Pátio, apresentada durante a abertura da Conferência Ambiental neste sábado, 29 de maio, no Auditório da UNIC Rondonópolis. O evento é uma iniciativa da Promotoria de Justiça em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma e Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear.

“Neste encontro a sociedade tem a oportunidade de apresentar ideias para destinação ecologicamente correta dos resíduos sólidos. A partir destas sugestões é que iremos tomar as  decisões enquanto gestor público. Quando se fala em ações ambientais, isso desperta o senso crítico da comunidade que logo responde  com ações positivas de preservação”, disse o Prefeito Zé Carlos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Lindomar Alves, três empresas apresentaram propostas para construção de um aterro sanitário na cidade. “Precisamos de um projeto que a prefeitura seja capaz de arcar com os custos sem onerar a população”, explica.

De acordo com a diretora do Sanear, Terezinha Silva, uma proposta onde a empresa construísse o aterro sanitário equipado de usina de reciclagem e compostagem seria o ideal. “A iniciativa privada seria responsável pelos investimentos iniciais, e como retorno teria a concessão dos serviços que seria paga com recursos do Sanear, sem gerar gastos para o contribuinte”, considera.

Conforme a promotora do Meio Ambiente, Joana Maria Bortoli Ninis,  ela acompanha a elaboração do projeto para a criação do aterro sanitário. “Entendo que os representantes da prefeitura têm interesse e boa vontade para resolver este problema ambiental. Por isso, somos parceiros desta Conferência Ambiental para ouvir a sociedade”, finaliza.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130068/visualizar/