O livro "Alice no País das Maravilhas", publicado em 1865, ficou sem um capítulo inteiro, porque o ilustrador recusou-se a desenhar a heroína, "a wasp in a wig", a vespa de peruca, numa tradução livre, nascida da imaginação fértil de Lewis Carroll, revela uma carta posta em leilão nesta quinta-feira em Londres.

"Não me considere rude, mas sou obrigado a dizer que o capítulo sobre a vespa não me interessa de jeito nenhum e... não vou fazer o desenho", escreveu Sir John Tenniel, o ilustrador do livro.

"Não posso deixar de pensar... que esta é a oportunidade de reduzir a obra...", acrescentou no documento posto à venda pela Casa Bloomsbury, por um preço estimado entre 15 mil e 20 mil libras (18 mil a 24 mil euros).
 

  Divulgação  
O País das Maravilhas de Lewis Carroll na visão do cineasta Tim Burton
O País das Maravilhas de Lewis Carroll na visão do cineasta Tim Burton


Charles Lutwidge Dodgson, que usava o pseudônimo de Lewis Carroll era, então, muito menos famoso que o desenhista e foi logo obrigado a se confirmar.

Assim, a "vespa de peruca" nunca mais voou. "Cortem-lhe a cabeça", diria provavelmente a Rainha de Copas, a soberana impertinente que povoava os pesadelos de Alice.