PSDB e DEM querem formar ‘chapão’ para disputar AL
Presidente regional do PSDB, a deputada federal Thelma de Oliveira reúne o diretório do partido, nos próximos dias, para apresentar proposta de formação de um chapão com o DEM para a disputa vaga na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano. Ela participou na tarde de ontem, no Poder Legislativo, de reunião com representantes da bancada do Democratas. O presidente regional do DEM, Oscar Ribeiro, também fez parte das discussões.
No encontro, os parlamentares defenderam a coligação nas proporcionais como instrumento de fortalecimento da candidatura ao governo do ex-prefeito tucano Wilson Santos. Os deputados José Domingos e Chica Nunes, ambos do DEM, defenderam a união das siglas, sustentando que a aliança se faz necessária inclusive para evitar confronto entre candidatos do mesmo bloco.
A tese ganhou corpo com a defesa de que a formação do chapão acentua o vigor na campanha eleitoral para apoiar o líder da chapa majoritária. A coligação para a disputa à Câmara Federal entre o PSDB e o DEM está amarrada. No entanto, ainda não há consenso sobre a coligação para a disputa a Assembleia Legislativa.
Os deputados, que representaram Gilmar Fabris e Dilceu Dal Bosco, também lembraram Thelma de que se faz necessária ainda a regionalização das candidaturas. O mecanismo visa reduzir possível impacto eleitoral entre candidatos de partidos diferentes sobre uma mesma região.
Thelma ouviu as ponderações dos parlamentares e lembrou que o assunto precisa passar por análise do diretório regional da legenda. No entanto, ela fez ponderações que abrem precedentes para uma eventual coligação nessa fase da disputa. Segundo Oscar Ribeiro, o DEM está otimista sobre a união das siglas, através do chapão para a corrida a Casa de Leis. A meta, caso seja concretizada a proposta, é eleger seis deputados estaduais – quatro do DEM e dois do PSDB.
Comentários