Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 27 de Maio de 2010 às 20:25

    Imprimir


A União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO), o Centro Cultural Afro Mato-grossense e os estudantes africanos residentes em Cuiabá, divulgaram Nota de Repúdio ao presidente do Conselho Regional de Mato Grosso (CRM) à sua comparação do caos no Pronto Socorro de Cuiabá com o continente africano.


Abaixo, a íntegra da nota
:

Nota de Repúdio

Desumanidade médica também deve entrar no debate

A União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO), o Centro Cultural Afro Mato-grossense e os estudantes africanos residentes em Cuiabá, repudiam a forma preconceituosa e estereotipada com que o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), senhor Arlan de Azevedo Ferreira, trata o continente africano.

Em primeiro lugar é necessário destacar que a denúncia do CRM está correta e todos nós apoiamos. O que não concordamos é com a ignorância e desinformação do médico Arlan Ferreira em relação à África, reforçando uma imagem distorcida daquele continente, sempre associada à fome, miséria, violência e doenças.

A África é o continente que mais sofreu com o colonialismo europeu e as mazelas que os brancos dos países colonizadores levaram para lá refletem até hoje na condição de vida dos africanos. Mas nem por isso a África é só mazelas. O povo africano, na maioria de seus 54 países, luta para construir nações soberanas e dignas.

Se o médico Arlan fosse melhor informado e menos preconceituoso, poderia falar também em “condições subumanas e latino-americanas” ou em “condições subumanas e asiáticas” e até em “condições subumanas e norte-americanas”. Sim, por que em todos os continentes e até mesmo na nação mais poderosa do planeta existem países e comunidades desprovidas de qualquer atendimento de saúde digno.

Mas para nós não interessa apenas discutir a desumanidade do atendimento no PS de Cuiabá. Concordamos que os administradores municipais e estaduais são responsáveis diretos pelo caos naquela unidade de saúde. Porém não podemos deixar de alertar que a conduta dos médicos que ali atuam, em sua esmagadora maioria, não é digna do juramento que esses profissionais fizeram ao receber seus diplomas.

Conclamamos o senhor presidente do CRM, já que este – em tese – é um órgão fiscalizador da atuação médica, a introduzir no debate que a entidade lançou sobre desumanidade, a conduta desumana de seus representados. Os médicos, com sua postura elitista, negligente e de desprezo pelos pobres (em geral negros) que recorrem ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, são também responsáveis pela situação subumana encontrada naquela unidade de saúde.

 

União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO)

Centro Cultural Afro Mato-grossense

Estudantes africanos de Cuiabá

 

Cuiabá (MT), 27 de maio de 2010.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130363/visualizar/