Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 27 de Maio de 2010 às 13:45
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


A liberação das pessoas presas durante a Operação Jurupari ocorreu apenas às 2h. A informação é do presidente da Assembleia, José Riva, que teve a esposa detida por agentes federais na sexta (21), encaminhada ao Comando do Corpo de Bombeiros e depois transferida a Polinter nesta quarta (26). “Essas pessoas não tem coração. Depois vão para Londres, ficam três meses e voltam”, disse Riva, não escondendo o seu inconformismo com a situação, numa critica velada ao juiz federal Julier Sebastião da Silva, que determinou a prisão preventiva de 91 pessoas acusadas de prática de crimes ambientais no Estado. Até quarta, 65 pessoas haviam sido presas. “Não podemos dizer que não existem culpados, mas a maioria é inocente”, enfatizou o deputado.

Riva ressalta que sua esposa foi bem tratada durante todo o período em que permaneceu sob a custódia do Estado, mas que jamais esquecerá os momentos vividos. “Ela está tranquila porque é muito forte e equilibrada. Ajudou muitas pessoas durante este período”, conta o progressista. Segundo ele, agora os advogados vão estudar o processo com muita cautela para depois decidir qual será o melhor caminho e sé é possível pedir a anulação de todo o procedimento.

“Que houve falhas no processo, houve. Também foi identificado viés político. Tanto é que o desembargador federal Tourinho Neto determinou prazo de 24 horas para que o juiz Julier (Sebastião) explique essa situação”, disse Riva. A expectativa é que a defesa de Janete e de outros envolvidos ingressem com representações contra Julier no Conselho Nacional de Justiça. Eles reclamam do modo como o processos foi conduzido e da caracterização de viés político. “A gente vai estudar tudo isso com muito critério”.

O parlamentar critica também a falta de critério e exagero de algumas operações. Cita a Curupira e a Bismarck como exemplos de gasto de dinheiro público na realização de ações, que acabam questionadas e os envolvidos soltos. “Gasta-se muito dinheiro e, por causa de exageros, as ações acabam não indo para frente”. Na última sexta, além de Janete, o genro de Riva, Carlos Antônio Azóia, também foi preso e depois solto. Entre as pessoas acusadas de participar de um esquema de fraudes ao sistema da Sema, inserção de dados fictícios nos créditos de madeira e emissão irregular de LAUs está o ex-secretário de Meio Ambiente Luís Daldegan e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Florestal, afastado pelo governador Silval Barbosa, Afrânio Migliari.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130432/visualizar/