Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 27 de Maio de 2010 às 12:04
Por: Clara Arreguy

    Imprimir


Mais uma vez o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) se mostra eficiente em matéria de boa gestão. Com o aumento de 25,8% de despesas liquidadas, em março, para 34,1%, em abril – um crescimento de 32% – o MDS volta a apresentar a melhor execução orçamentária entre os órgãos públicos federais.

No que se refere às ações discricionárias (não são as despesas obrigatórias do ministério, mas as que dependem de convênios e editais), o MDS elevou os gastos de 16,1% para 23,5%. Também no comparativo com 2009, o desempenho deste ano melhorou, com elevações nos patamares de março e abril.

Os programas do MDS com maior índice de execução orçamentária foram as políticas de proteção social básica, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), seguidas do Benefício de Prestação Continuada (BPC)  e do Bolsa Família. No total, nesses quatro primeiros meses do ano, o MDS já despendeu R$ 13,3 bilhões em recursos encaminhados a Estados, municípios ou diretamente para famílias brasileiras.

Como já havia explicado o subsecretário de Planejamento e Orçamento do MDS, José Dirceu Galão Júnior, embora a execução orçamentária não seja o único parâmetro de avaliação de excelência administrativa, ele revela tanto a prioridade dada pelo Governo Federal às políticas sociais (por não haver contingenciamento), quanto a capacidade do ministério de despender os recursos disponíveis para seus programas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130449/visualizar/