Convenção republicana será realizada no prazo-limite
A Executiva regional do partido da República definiu o dia 30 de junho para a realização da convenção da legenda, que oficializará a candidatura ao Senado do ex-governador Blairo Maggi. O ato também marcará aliança entre o PMDB e o PR e poderá contabilizar o PT. Em reunião da Executiva regional do PR, liderada pelo presidente federal Wellington Fagundes, também foi referendado o aval à majoritária encabeçada pelo governador Silval Barbosa (PMDB).
A direção do partido também discute a formação das chapas proporcionais, com o objetivo de alinhavar coligação com o PMDB para as disputas aos cargos de deputado federal e estadual. No entanto, o racha instalado no PT de Mato Grosso também foi tema de análise da cúpula republicana. O PR, assim como o PMDB, ainda não sabe dimensionar os reflexos da celeuma no Partido dos Trabalhadores na chapa liderada por Silval.
Wellington chama a atenção para a importância de o PT encontrar a unidade partidária para assegurar o aval pleno ao projeto próprio do PMDB. No entanto, o atual quadro aponta para dificuldades desse plano ser posto em prática.
Derrotada nas prévias do PT para o presidente regional, Carlos Abicalil, a senadora Serys Slhessarenko pode optar por se manter “neutra” em relação à candidatura de Silval. Correntes ligadas a parlamentar trabalham apoio ao adversário na corrida ao comando do Estado, Mauro Mendes (PSB). Nesse cenário, a direção republicana solicita empenho do chefe do Executivo estadual para garantir o fim do impasse no PT.
Comentários