Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 26 de Maio de 2010 às 07:08

    Imprimir


Com a abertura da exposição “Primeiros passos da Embrapa Agroenergia”, no hall da Embrapa Sede, foi comemorado na segunda-feira, 24, os 4 anos da Unidade. “É um momento de comemoração, não só por ser data do aniversário, mas também, e principalmente, pelas conquistas e resultados obtidos neste curto espaço de tempo”, disse Frederico Durães, Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia em seu pronunciamento. Durães falou das linhas de pesquisa da Unidade, da importância das parcerias e do andamento da obra da Sede.

Várias homenagens foram prestadas aos amigos da Embrapa Agroenergia, como o Deputado Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), que apoiou a unidade, até mesmo antes da sua criação e que tem estado presente em todos os seus momentos mais importantes. Por meio de emendas parlamentares, o Deputado tem ajudado sobremaneira o crescimento e consolidação da Unidade. Rollemberg em sua fala enfatizou a importância dos trabalhos que a Embrapa Agroenergia já desenvolveu e virá a executar para o País, principalmente com a estrutura da nova sede e o desenvolvimento de trabalhos experimentais. “Fiquei super-honrado com esta homenagem surpresa,” disse.

Por não contar com base física para realização de trabalhos experimentais, a Embrapa Agroenergia firmou alianças estratégicas com outras Unidades da Embrapa para executar, em conjunto, atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em laboratórios e em campos experimentais. A essas Unidades também foram prestadas homenagens, nomeando-as Unidades Parceiras.

Ao receber o diploma de reconhecimento, o Chefe Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Mauro Carneiro, declarou-se muito satisfeito com os resultados da parceria e disse ter certeza de que a atuação da Embrapa Agroenergia alavancará a agroenergia no Brasil e no mundo.

O Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, Fernando Macena, ao receber o diploma de reconhecimento em nome de sua Unidade, afirmou que em 3 anos a Embrapa Cerrados, com essa parceria, tornou-se um dos centros referencia em agroenergia no Brasil. “Já temos 40 hectares plantados com experimentos envolvendo culturas de interesse energético e essa área deve aumentar nos próximos anos”, declarou.

O pesquisador Eliseu Roberto de Andrade Alves, Diretor Presidente da Embrapa entre 1987 e 1995, também foi homenageado devido a sua contribuição ao estabelecimento da Unidade e por defender que a “agricultura de energia” terá cada vez mais importância no agronegócio brasileiro, tanto para as grandes empresas quanto para os pequenos produtores. “A energia no mundo tem uma elevada elasticidade de renda. A tendência é que o aumento do consumo de energia seja até mesmo superior ao aumento da renda da população, ao contrário do que acontece com o aumento do consumo de alimentos, que atinge um limite, por maior que seja o aumento da renda”, ressaltou Eliseu. “A Embrapa está no caminho certo ao investir na agroenergia como fator impulsionador da produção agrícola”.

Com sede em Brasília (DF), a Embrapa Agroenergia é uma unidade de tema básico, cujo negócio é o desenvolvimento de processos para o aproveitamento da energia de biomassa. Tecnicamente, o foco de ação está centrado em matérias-primas para fins energéticos, processos de conversão e tecnologias avançadas, notadamente de 2ª-geração. Foco em processos, matérias-primas e tecnologias, de acordo com as plataformas do Plano Nacional de Agroenergia de etanol, biodiesel, florestas energéticas e biomassa residual. 

A Embrapa Agroenergia está se estruturando para ser, em 05 anos, um centro de referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação em agroenergia e, para tanto, está implantando de forma absolutamente focada nos temas, times e facilidades, destacou Durães.

“Estamos construindo uma nova Unidade de Pesquisa da Embrapa para uma temática absolutamente competitiva e profissional. E, cada um dos empregados da Embrapa Agroenergia e as parcerias são fundamentais para que a missão da Unidade seja cumprida”, conclui Frederico Durães.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130673/visualizar/