Os dados foram divulgados nesta terça-feira em relatório anual da União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês).
De acordo com o documento, o número de internautas dobrou entre 2003 e 2009 --mas ainda não é suficiente, segundo a entidade, cujas projeções ambicionam metade da população mundial conectada à rede até 2015.
Até 2009, mais de 80% dos residentes nos países em desenvolvimento ainda não tinham acesso à internet.
Em outra medição, apenas 12% das residências em países pobres possuem conexão à rede, enquanto nos países desenvolvidos o índice sobe para 60% dos domicílios.
A revista "PC World" observa que os dados indicam ainda uma penetração muito baixa da conexão banda larga nos países pobres: uma média de 3,5% da população no final de 2009.
Grande parte do crescimento das telecomunicações nesses países provém da China e da Índia --que detêm mais de 33% de acesso à conexão pela internet móvel.
Na telefonia móvel, a cobertura chega próxima aos 90% da população mundial --a ITU espera que o índice chegue a 100% em 2015.
Até o final de 2009, 1,4 bilhão de domicílios possuíam aparelho de TV --o que representa uma cobertura equivalente a 5 bilhões de pessoas no mundo, ou uma penetração de 79%. Na África, contudo, a penetração ainda é baixa: apenas 28% das residências possuíam TV.
Comentários