Levantamento inédito realizado pelo Reputation Institute revela que as marcas de maior reputação no mundo são Google (EUA) e Sony (Japão), empatados em primeiro lugar. No Brasil, a empresa com melhor reputação corporativa é a Sadia.

No entanto, segundo o instituto, nenhuma empresa brasileira está no ranking do estudo, que elencou 30 companhias mundiais. A justificativa é que as brasileiras não atingiram pontuação suficiente em escala global.

O estudo avaliou a reputação de multinacionais em 24 países analisando o grau de estima, empatia, admiração e confiança que o público de cada país tem com cada uma delas.

O levantamento foi dividido em duas partes. Na primeira, realizada de janeiro a fevereiro de 2010, o Reputation Institute mensurou a reputação de 600 das maiores empresas do mundo em seus países de origem. Posteriormente, as multinacionais mais bem avaliadas em seu país de origem tiveram sua reputação mensurada em 24 países durante uma segunda coleta de dados, em abril de 2010.

As empresas de melhor reputação apontadas foram: em terceiro lugar, a Walt Disney Company (EUA); em quarto, a BMW (Alemanha); em quinto, a Daimler/Mercedes-Benz (Alemanha); em sexto, a Apple (EUA); em sétimo, a Nokia (Finlândia); em oitavo, a de móveis, decoração e utensílios domésticos IKEA (Suécia); em nono, a Volkswagen (Alemanha); e em décimo, a Intel (EUA).

Metodologia

Os 24 países onde a segunda coleta de dados foi realizada foram: Áustria, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Holanda, Noruega, Rússia, Cingapura, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos.

O modelo de análise da reputação utilizado foi o Modelo RepTrak do Reputation Institute. Ele permite avaliar a percepção do público geral sobre características da empresa com base em sete dimensões (produtos e serviços, inovação, ambiente de trabalho, cidadania, governança, liderança e desempenho financeiro) e como essa percepção influencia na imagem da empresa, ou seja, no grau de estima, empatia, admiração e confiança que o público tem pela empresa.

Foram realizadas mais de 181.000 avaliações. Cada empresa recebeu cerca de 3.360 avaliações. Cada um dos entrevistados só pôde avaliar um máximo de cinco empresas com as quais tem familiaridade.