Daldegan autoriza plantio irregular para Eliene Lima
O ex-secretário do Estado de Meio-Ambiente, Luis Henrique Chaves Daldegan, ignorou pareceres técnicos do órgão e autorizou o plantio de eucaliptos em uma área de reflorestamento na Fazenda Santa Rita, de propriedade do deputado federal Eliene Lima (PP).
Conforme consta na decisão do juiz Julier Sebastião da Silva, da 1º Vara Federal de Mato Grosso, o ex-secretário do governo Blairo Maggi (PR), deferiu o pedido de documentos necessários para obter a Licença de Instalação e Operação (LAU). A propriedade está localizada dentro de uma área de proteção ambiental em Chapada dos Guimarães.
O parecer do juiz revela que Daldegan teria desrespeitado a Portaria 149, de 11/12/2008, da Coordenadoria de Unidade de Conservação da Sema/MT, que veta o plantio de eucaliptos naquela reserva legal.
As negociações ocorreram graças à intervenção do ex-secretário adjunto da Sema e atual adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Afrânio Cézar Migliari. Com base no texto extraído da escuta telefônica entre Lima e Migliari, o deputado diz que: “Eu ia ver se alguém acompanhava aquele trem. É que eu já to desistindo de ver com quem eu to vendo lá, porque o trem não anda”, diz o deputado.
A liberação da LAU se deu em 22/04/2009. De fato, toda a transação desconsiderou a existência da portaria, na qual proibia o plantio de eucaliptos naquela reserva legal.
PRISÕES
O ex-secretário do Estado de Meio-Ambiente, Luis Henrique Chaves Daldegan, se entregou na manhã desta sexta-feira (21), na Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis, logo após ficar sabendo da Operação Jurupari.Ele teve a prisão preventiva decretara pela Justiça juntamente com outros 90 acusados de exploração ambiental no Estado.
Já o ex-secretário adjunto da Sema e atual adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), se entregou na sede da PF em Brasília.
Comentários