Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 23:24

    Imprimir


O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), Jorge Assef Filho, participou ontem (20/05) do V Seminário de Responsabilidade Social do Estado, realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso(ALMT). Na oportunidade, o CRCMT foi responsável por coordenar a oficina “Instruções para preenchimento do Balanço Social”. “As palestras sobre esse tema auxiliam as empresas em sanar várias dúvidas sobre o preenchimento do balanço social, evitando o registro de erros, já que é esse documento o responsável por valorizar esses empreendimentos com o recebimento do Selo de Responsabilidade Social”, afirmou.

A mobilização da classe contábil também esteve entre os objetivos do evento, já que o projeto estimula as empresas a realizarem ações neste sentido por meio da interferência dos profissionais contábeis. “Aos poucos percebemos o surgimento de novos interessados nessa questão. Ainda existe uma visão antiga sobre a forma de administrar uma empresa, e por isso os empresários devem estar mais atentos sobre a questão da responsabilidade social e seu funcionamento”, acrescentou o presidente.

Segundo a integrante da Comissão Mista da Responsabilidade Social da ALMT, Maria Alves da Silva Pantoja, o balanço social traça o perfil das ações sociais realizadas por uma empresa e seus indicadores econômicos. “As empresas devem sempre estabelecer um vínculo forte com essas questões, de forma sustentável, especialmente com o meio ambiente, já que Mato Grosso é um Estado com grande potencial em termos de riqueza natural”, disse. “Quem não estiver neste perfil pode ter seu produto preterido pelo consumidor. É uma tendência inevitável”, reforçou.

Palestrante do seminário, a contadora Maria Felícia Santos da Silva, mestra em Ciências Contábeis, avalia que o preenchimento do Balanço Social não é difícil. O que falta, segundo ela, é uma conscientização maior por parte dos empresários sobre a relevância do tema. “Uma das formas para reverter este nível de desinformação no meio empresarial é, justamente, a realização de debates e palestras explicando o que é um projeto dessa natureza”, frisou.

Apesar da grande importância do tema, o número de empresas que adotaram o Programa de Responsabilidade Social em Mato Grosso ainda é considerado tímido. Segundo Maria Felícia, em 2009, foram registradas apenas 34 empreendimentos que atuam dessa forma. “Toda empresa tem condições de oferecer melhor qualidade de vida à sociedade e também aos seus funcionários”, endossou.

Reconhecimento - Há cinco anos a ALMT reconhece as ações socialmente responsáveis de instituições, órgãos públicos, empresas ou Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip’s), por meio do Certificado de Responsabilidade Social. O CRCMT foi contemplado duas vezes consecutivas, nos anos de 2008 e 2009. Além de ações internas, como a parceria com o Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim) para a reciclagem de papel, a entidade arrecada alimentos e produtos de limpeza em palestras e seminários, que são doados a entidades beneficentes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131295/visualizar/