Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 10:54
Por: Sérgio Guimarães

    Imprimir


Os profissionais da Enfermagem de São José do Rio Claro iniciaram no dia 18, na Casa da Amizade, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico, a 1ª Semana de Enfermagem da cidade.

A Semana da Enfermagem no Brasil foi instituída pelo Decreto nº 48.202/60 e é realizada de 12 a 20 de maio em homenagem ao aniversário da enfermeira britânica Florence Nightingale, precursora da profissão no mundo, e à data de falecimento de Ana Justina Ferreira Neri, Matriarca da Enfermagem no Brasil.

A solenidade de abertura, que contou com uma apresentação do Grupo de Dança do Projeto ProJovem, desenvolvido pela Secretaria de Promoção e Assistência Social, foi marcada pela presença da Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Margarete Camargo, da Secretária de Administração, Marisa Gasques, da Secretária de Saúde, Ana Maria Vicente Barbosa, do Presidente da Câmara Municipal, vereador Iraceldo Luiz de Cezaro – Gauchinho (PDT), e do Prefeito Massao Watanabe (PR), além dos profissionais da Enfermagem e alunos do curso de Segurança no Trabalho do Senai.

Durante três dias, foram ministradas palestras, aulas e discutidos temas pertinentes à profissão no município, que conta hoje com 10 enfermeiros - dos quais sete labutam no serviço público e três trabalham na iniciativa privada - e 26 auxiliares e técnicos de enfermagem. No discurso de abertura, a Secretária de Saúde, Ana Maria Vicente Barbosa, enfermeira por formação e ofício, salientou o valor e o reconhecimento que os profissionais do ramo passaram a ter após a promulgação da Constituição Federal de 1988: “Após a Constituição de 1988, os enfermeiros deixaram de ter o status de religiosos de caridade para ganhar o reconhecimento como profissionais da saúde”.

O Prefeito Massao, que é médico, enalteceu a importância do enfermeiro na área da Saúde, pois, segundo ele, “o médico cuida da doença, enquanto o enfermeiro cuida da saúde com a prevenção”. Dr. Massao lembrou também que o trabalho do enfermeiro começa antes do nascimento e vai além do óbito. “O enfermeiro cuida desde a gestação até após o falecimento, dando os cuidados aos familiares, humanizando a relação com o paciente”, assinalou Massao.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131399/visualizar/