Candidato à reeleição, governador reafirma as conversas com o presidente regional do PSB, deputado federal Valtenir Pereira
Silval Barbosa diz que está conversando com Valtenir
O governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou ontem que tem mantido conversas com o presidente regional do PSB, deputado federal Valtenir Pereira, sobre uma eventual aliança para as eleições de 2010. Silval, candidato ao governo, também mandou um recado velado para o líder da chapa majoritária do PSB, empresário Mauro Mendes, ao frisar que “quem responde pelo partido (PSB) é o presidente Valtenir Pereira”. Os sinais que partem do Palácio Paiaguás apontam para uma estratégia construída pelo PMDB para minar a candidatura de Mauro, adversário até o momento no embate eleitoral.
O governador disse, num tom veemente, que conversa e manterá entendimentos com o presidente do PSB porque cabe a ele (Valtenir) discutir encaminhamentos pela legenda. O discurso de Silval remete ao poder conferido a Valtenir para articular aliança em nome do partido para o pleito deste ano. O chefe do Executivo estadual foi ainda enfático ao destacar que lutará até o último dia da campanha para garantir a reedição da aliança vitoriosa nas eleições de 2006.
O PSB fez parte da composição que assegurou a reeleição do então governador e hoje candidato ao Senado, Blairo Maggi (PR). Outro ponto favorável para uma aproximação entre o PSB do grupo liderado pelo PMDB se dá em torno do quadro nacional. A legenda selou apoio ao projeto do PT de eleger a ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), à Presidência da República, num bloco que conta com a participação do PMDB.
Caso os entendimentos evoluam, o nome de Valtenir poderá ser posto para análise para ocupar espaço de vice na chapa de Silval. Apesar das investidas do partido para atrair para a vaga a senadora Serys Slhessarenko (PT), o espaço continua sem definição. Outros partidos também devem indicar nomes para a função, caso do PP, que analisará uma eventual aliança com a majoritária de Silval Barbosa.
Líder de pesquisas, o chefe do Executivo estadual avisa, no entanto, que o nome para vice só será ocupado após discussão suprapartidária, que deve ocorrer no próximo mês. O candidato do PMDB destacou ainda que, assim como outras legendas, o Partido Progressista possui excelentes quadros para ocupar o espaço. Ele preferiu não mencionar nomes.
Silval lembrou ainda que o PMDB aguarda o encontro estadual do PT, marcado para o dia 23 deste mês, que deverá selar a aliança para o próximo pleito com a sigla. O ato marcará também uma ação mais contundente do PT no Estado para colaborar com a campanha de Silval.
Comentários