Empresa de Eike quer produzir petróleo comercialmente até 2012
Ainda no primeiro semestre de 2011, como informara no início da semana, a empresa começa a produzir, mas será apenas em caráter experimental, em um teste de longa duração --a exemplo do que a Petrobras vem desenvolvendo na área de Tupi, no pré-sal.
A empresa está procurando no mercado a segunda plataforma, para aquisição ou afretamento --vai depender das condições de mercado. Uma primeira unidade FPSO (estrutura sobre um navio) já foi comprada pela OSX, o estaleiro criado por Eike Batista para prestar serviços para a OGX.
Segundo Mendonça, se em quatro ou cinco anos a ANP não realizar novos leilões de áreas para exploração de petróleo, a empresa poderá buscar áreas na África. A OGX anunciou, recentemente, que vai se habilitar a explorar áreas na Colômbia. "Queremos o Brasil, mas temos que ter saídas", disse. As áreas hoje exploradas pela OGX foram ofertadas pela ANP em 2007 --o último leilão de áreas ocorreu no fim de 2008.
Segundo Mendonça, o Credit Suisse está formatando o projeto de venda de 20% das áreas em exploração na bacia de Campos --onde a empresa diz ter encontrado reservas estimadas em até 5,5 bilhões de barris. "Mas a posição de controlador não está sendo negociada", disse.
Comentários