Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 20 de Maio de 2010 às 15:16
Por: Cinthia de Paula

    Imprimir


Em 2010 não serão apenas regiões, cidades e estados que promoverão riquezas e atrações turísticas às mais de 100 mil pessoas que passarão pelo Pavilhão de Exposições do Anhembi em visita ao 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, entre os dias 26 e 30 de maio.

Pela primeira vez, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) possibilitará aos interessados ter contato, tirar dúvidas e receber informações, além de fazer pré-reserva de viagens a oito regiões do Estado de São Paulo, que tiveram equipamentos turísticos adequados e roteiros formatados, além de empresários capacitados e treinados para receber os turistas com o apoio da instituição.

Os roteiros apoiados pelo Sebrae-SP permeiam todo o Estado. Vão do extremo oeste de São Paulo ao litoral, passando pelo Vale do Ribeira, serras e estâncias naturais. São eles:

Circuito Turístico Costa da Mata Atlântica
É um mergulho nas nossas raízes históricas e no que o Brasil tem de mais privilegiado em áreas de reserva ambiental. A região foi marco do início da colonização e teve papel fundamental na economia, povoamento e na defesa das terras conquistadas. Por serem próximas umas das outras, as cidades proporcionam ao visitante a possibilidade de passear por toda a região em pouco tempo. São múltiplas as opções, como passeio histórico, cultura, lazer, litoral, aventura, esportes, artesanato, gastronomia e negócios. Cidades integrantes: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

·  Roteiros Turísticos da Região Sul da Cidade de São Paulo

Oferecem atrativos bem diferentes do que se costuma ver na cidade. Os itinerários propostos estão localizados no extremo sul da capital proporcionando ao turista uma experiência inusitada. As áreas de proteção ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia correspondem a um extenso território recoberto de mata nativa, com natureza exuberante, paisagens rurais e muita tranquilidade, compondo um ambiente especial e único na metrópole paulistana. Cidade integrante: São Paulo – Áreas de Proteção Ambiental Bororé-Colônia e Capivari-Monos.

Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista
Os municípios pertencentes a esse circuito permitem uma viagem inesquecível, recordando os bons tempos das viagens para o interior e resgatando a qualidade de vida perdida com a correria dos dias atuais. Cidades integrantes: Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga.

·  Circuito Turístico Vale Histórico

Natureza exuberante, povo hospitaleiro, arquitetura, gastronomia e cultura que remontam à época colonial são alguns dos encantos deste circuito. Encravada entre as serras da Mantiqueira e do Mar, a região do Vale Histórico proporciona a experiência de vivenciar a história do Brasil retratada pelos ciclos econômicos do café e do leite. As fazendas onde estão preservadas as sedes e senzalas, com objetos e utensílios da época revivem essa história. Os passeios pelas trilhas desembocam em cachoeiras e cavernas que complementam o passeio. Cidades integrantes: Arapeí, Areias, Bananal, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras.

Circuito Turístico Mantiqueira
Com encantos, belezas naturais e culturais, cachoeiras e muita natureza, esta região oferece aventura, contemplação, paz e riqueza cultural. É um ótimo destino para descansar, namorar, conhecer e aprender. Cidades integrantes: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos).

Circuito Turístico das Águas Paulista
Visitar este circuito é conhecer o passado que está presente nas ruas de alguns municípios, nos casarões dos barões de café, nas igrejas, nos prédios públicos, nas estações ferroviárias e museus históricos, como também contemplar a paisagem de vales e montanhas, ter contato com a natureza, fazer compras, vivenciar a rotina do campo e praticar atividades de aventura. Cidades integrantes: Águas de Lindoia, Amparo, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

Circuito Turístico Religioso
Proporciona aos seus visitantes não só uma inesquecível experiência em um cenário serrano de belas paisagens, mas uma viagem interior, fazendo com que o turista leve consigo lembranças dos diversos pontos de religiosidade e história. Estar em grandes multidões em busca ou ao encontro da fé e estar solitário contemplando a natureza podem fazer parte do mesmo dia de experiências, assim como vivenciar a tranquilidade típica das cidades integrantes. São elas: Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá.

Circuito Turístico Oeste Rios
Oferece lazer náutico, aquático, pesca esportiva e ainda contato com o campo, a natureza, a história e a cultura locais. É coberto por parte das bacias dos rios Paraná e Paranapanema e possui flora e fauna diversificada, um meio rural que possibilita passear em matas, parques, trilhas ecológicas e também conhecer museus, centros culturais, igrejas e templos religiosos. Cidades integrantes: Iepê, Martinópolis, Paulicéia, Panorama, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Rancharia, Rosana, Santo Expedito e Teodoro Sampaio.

Papel do Sebrae-SP

O processo de atuação do Sebrae-SP na área de turismo está baseado em um conjunto de princípios, critérios e pressupostos que servem de fundamentação conceitual. Entre as preocupações da entidade estão o público-alvo e o foco sempre nos empresários e empreendedores, a importância das parcerias, sustentabilidade, autonomia dos territórios trabalhados, geração de oportunidades de emprego e renda, participação e engajamento dos representantes públicos e privados envolvidos, respeito à identidade e à diversidade dos territórios, entre outros.

Segundo o coordenador estadual de Turismo do Sebrae-SP, José Bento Desie, um dado apresentado recentemente por uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo revela que quase 80% dos turistas da região sudeste do País viajam por conta própria, ou seja, não participam de excursões. “Por isso, o caminho é a inovação para atingir o público-alvo ao colocar os circuitos turísticos no mercado”, diz.

Desie também ressaltou que o grande interesse do Sebrae-SP em apoiar a consolidação dos circuitos turísticos no Estado é porque 98% das empresas que atuam no setor são micro e pequenas. “Temos interesse, portanto, de trabalhar efetivamente para o desenvolvimento de circuitos turísticos viáveis, profissionalizados e bem comercializados, com capacidade de autogestão técnica e estratégica”, completa.

O estande do Sebrae-SP no Salão do Turismo terá 100 m2 e estará localizado na esquina da Avenida 2 com a Rua C, ao lado do estande do Ministério do Turismo (MTur).

O Salão do Turismo

Promovido pelo Governo Federal por meio do MTur, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos ou serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar artesanato, produtos de agricultura familiar e gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O Salão estará dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), promovida pelo Sebrae Nacional, Missões Promocionais – Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo e operadores) e Missões Promocionais – Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

Serviço:

Exposição do Sebrae-SP no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil

Endereço: Esquina da Avenida 2 com a Rua C, ao lado do estande do Ministério do Turismo. Pavilhão de Exposições do Anhembi – Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo.

Horários:

Dias 26 a 28 das 14 às 21 horas

Dia 28 das 11 às 22 horas

Dia 30 das 11 às 20 horas






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131526/visualizar/