PMDB e PT estão mais próximos
A aliança entre o PMDB e o PT de Mato Grosso foi “endossada” em reunião da Executiva nacional do partido, realizada anteontem, em Brasília, em ato que confirmou o nome do presidente da Câmara Federal, Michel Temer (SP), como vice na chapa de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Com esta definição, a composição entre as duas legendas deve ser referendada em encontro estadual do PT, marcado para o dia 23 deste mês, na Capital.
Presidente regional do PMDB, Carlos Bezerra participou da reunião da Executiva nacional do partido. O dirigente partidário confia que a partir dessa posição da nacional do PMDB o bloco no Estado ganha ainda mais sustentação. Bezerra tem mantido em Brasília entendimentos para assegurar, por meio das nacionais dos partidos, apoio para o projeto próprio liderado pelo governador Silval Barbosa (PMDB).
O anúncio oficial da escolha de Temer está previsto para o dia 12 de junho, na convenção nacional do PMDB. O nome do presidente da Câmara Federal contaria com aval da maioria dos membros da nacional da legenda. Bezerra também tenta, através de suas ações, assegurar a unidade do PT no Estado.
Silval pode amargar saldo negativo nas eleições caso persista a posição da senadora Serys Slhessarenko (PT) de apoiar o empresário Mauro Mendes (PSDB) na disputa pelo comando do Estado. Para assegurar resultados menos impactantes, membros da direção regional do PMDB têm tentado junto às correntes ligadas a senadora garantir o aval para a candidatura do peemedebista.
Após perder a disputa interna no PT na disputa ao Senado para o deputado federal Carlos Abicalil, também presidente regional do partido, a senadora abriu uma discussão favorável ao apoio à candidatura do empresário Mauro Mendes.
No próximo dia 23 integrantes do Partido dos Trabalhadores se reúnem para definir a composição para a eleição deste ano. Inicialmente, por conta da aliança nacional, o PT deve compor com o PR e PMDB.
A prioridade nas composições nos estados visa obedecer a articulação nacional para obter êxito na candidatura da presidenciável Dilma Rousseff, que já conta com o apoio dos peemedebistas no âmbito nacional.
Comentários