Sem dor e com cicatrização rápida, paciente pode voltar para casa no dia seguinte
Vídeo: Cirurgia inédita retira órgãos pelo umbigo
Hilda Toniato passou pela cirurgia para a retirada de um tumor no útero, mas também teve de extrair as trompas. A operação durou pouco mais de duas horas. Segundo a paciente, a cirurgia foi indolor e correu tudo bem. Ela voltou para casa um dia depois.
Veja a reportagem completa do Jornal da Record.
No procedimento chamado single port (acesso único) é feito um corte de apenas um centímetro e meio no umbigo. Com uma micro câmera o problema é identificado e os órgãos são retirados com duas pinças cirúrgicas.
Antes esse tipo de operação era feito com até quatro cortes no abdome da paciente e a recuperação durava aproximadamente 15 dias. A nova técnica reduziu esse tempo pela metade, além de não deixar cicatrizes.
A técnica já era utilizada nos Estados Unidos, Europa e Coreia do Sul, mas foi realizada no Brasil pela primeira vez. O procedimento ainda não é coberto pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas segundo os médicos reduz consideravelmente os custos com internação nos hospitais públicos e privados.
Tanto a cirurgia quanto a recuperação são mais rápidas do que na retirada tradicional, por isso, mais pessoas podem ser internadas em um espaço menor de tempo, segundo o médico-cirurgião, Sérgio Conti. Com isso, há ainda redução de custos de internação para o setor como um todo.
- A cirurgia com punção única é uma evolução da cirurgia laparoscópica, permitindo uma recuperação talvez ainda mais rápida. Entretanto, este tipo de procedimento ainda precisa ser aprimorado.
Comentários