Valtenir tenta atrair PT mas Abicalil exige "palanque único" para Dilma
O presidente regional do PSB, deputado federal Valtenir Pereira, preocupado com a sua reeleição, tentou hoje uma aproximação junto ao PT, com objetivo de também atrir a sigla petista para o movimento Mato Grosso Muito Mais, que já conta com o PPS, PDT e PV. Entretanto, o desejo de o parlamentar esbarra na exigência do Partido dos Trabalhadores por um palanque com um candidato único a Presidência da República, Dilma Roussef (PT), o que vai de encontro com o discurso adotado até então.
“O PT tem uma condicionante que é o palanque único para a ministra Dilma Rousseff (PT) e nós achamos isso interessante. É a candidata que o PSB vai apoiar”, declarou Valtenir ao Olhar Direto, logo após uma reunião com a executiva estadual do PT e PSB na noite desta segunda-feira (17). “Estamos com ânimo renovado. São dois partidos que em nível nacional e em vários estados são bases de sustentação para o governo um do outro e queremos nos aproximar em Mato Grosso também”, completou.
Até o momento, Movimento Mato Grosso Muito Mais conta com a presença dos três principais candidatos a presidência da republica em seu palanque: José Serra (PSDB), em decorrência do apoio do PPS; Marina Silva (PV), em função do recente acerto com o PV; e Dilma Rousseff (PT), já que PSB e PDT declararam apoio à candidatura da petista.
Valtenir ressaltou que o encontro foi partidário entre PSB e PT, e não um encontro da Mato Grosso Muito. Segundo ele, após ouvir a condicionante do Partido dos trabalhadores o Partido Socialista Brasileiro vai discutir internamente e só então deliberar definitivamente as coligações. “Temos muito tempo ela frente (até a convença) e muita coisa pode acontecer”, justifica-se o deputado.
Um dos argumentos utilizados pelo socialista pra justificar uma aproximação com o PT é as diferenças dos projetos nacionais que existem dentro do moviemento Mato Grosso Muito Mais. Para ele, ainda não existe certeza se o PPS realmente seguirá o PSB nas eleições de outubro.
Outra aposta de Valtenir é na unificação do PT no caso de uma aproximação entre os partidos. O PT está rachado desde que as prévias internas apontaram Carlos Abicalil como candidato ao Senado Federal em detrimento da senadora Serys Slhessarenko (PT), que não deve disputar nenhum cargo eletivo nas eleições de outubro em protesto com o que considera "um golpe" do grupo liderado pelo parlamentar.
Pelo PSB, também participaram do encontro o pré-candidato ao governo Mauro Mendes e a deputada estadual professora Vilma. Já pelo PT, estiveram presentes o deputado federal Carlos Abicalil, o vereador Lúdio Cabral, a ex-vereadora Enelinda e a ex-deputada professora Verinha.
Comentários