Projetos tramitam na Câmara dos Deputados para dividir MT em quatro
Mato Grosso pode ser dividido em quatro Estados se for aprovada proposta que tramita na Câmara dos Deputados. Se receberam aprovação dos deputados e senadores, as propostas podem criar mais 13 Estados e elevar para 40 o número de unidades federativas no país. Em mato Grosso, será criado o território do Pantanal e os Estados de Mato Grosso do Norte e do Araguaia.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 49/03, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), convoca plebiscito para a criação dos Estados de Araguaia e Mato Grosso do Norte, na atual área do Mato Grosso.
O PDC 495/03, do ex-deputado Rogerio Silva (PP-MT) também pede a realização de plebiscito para criar o Mato Grosso do Norte.
Já o PDC 850/01, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR), convoca plebiscito para criar o Estado do Araguaia, no Estado do Mato Grosso.
O PDC 1027/03, do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), propõe a realização de plebiscito para criar o território federal do Pantanal, em uma área que engloba partes dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Os projetos que criam os Estados de Carajás (PDC 2300/09) e Tapajós (PDC 731/00) foram apresentados pelos senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Mozarildo Cavalcanti, respectivamente, e já foram aprovados no Senado. No dia 14 de abril, eles tiveram a urgência aprovada pelo plenário da Câmara.
No dia seguinte, o deputado Carlos Brandão (PSDB-MA) cobrou, em discurso no plenário, a aprovação do PDC 947/01, do ex-deputado Sebastião Madeira (PSDB-MA), que cria o Estado do Maranhão do Sul.
“Nós já conversamos com os líderes e vamos reforçar a pressão, porque agora abriu-se uma brecha, um espaço para colocar os requerimentos de urgência para os plebiscitos sobre a criação dos Estados de Tapajós e de Carajás”, declarou Brandão.
Comentários