Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 17 de Maio de 2010 às 15:28

    Imprimir


A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT) e sindicatos realizam panfletagem amanhã (18), às 16 horas, na praça Ipiranga, no centro de Cuiabá. A atividade faz parte das manifestações do Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações e da campanha pela redução da jornada de trabalho. O objetivo é pressionar os deputados da Câmara Federal para que coloquem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 231/95) da redução na ordem de votação.

A PEC 231 reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salários e aumenta o adicional de hora extra de 50% do valor normal para 75%, e tramita no Congresso Nacional há 15 anos. O presidente da CUT Mato Grosso, Julio César Martins Viana, conclama todos os trabalhadores a participarem das manifestações, nos atos de rua e atividades nos locais de trabalho.

Segundo avaliação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a redução da jornada de trabalho vai inserir mais de 2 milhões de pessoas no mercado, além de propiciar diversos avanços sociais para a classe trabalhadora. Estudo divulgado recentemente pelo própria entidade mostra que a redução da jornada significaria um aumento de apenas 1,99% dos custos de produção. Considerando que em média, o peso do gasto com a mão-de-obra é de 22%, os custos mal alcançariam os 24%.

Nos anos que se sucederam a última redução constitucional da jornada de trabalho semanal, ocorrida em 1988, a indústria e o comércio tiveram sucessivos ganhos econômicos que não foram repassados aos trabalhadores.

Para o presidente da CUT Mato Grosso, é importante que a militância CUTista construa um diálogo aberto com o conjunto dos trabalhadores e com a sociedade sobre os benefícios da redução da jornada de trabalho sem redução de salários.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132007/visualizar/