Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 17 de Maio de 2010 às 11:20
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


A decisão do juiz federal Julier Sebastião prejudicará todos os municípios do Estado e deve impedir a recuperação das estradas de Mato Grosso. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Pedro Satélite (PPS), que se mostra inconformado com a determinação do magistrado de que todas as máquinas sejam periciadas na Capital. Segundo ele, há cidades que estão localizadas a 1,3 mil quilômetros de Cuiabá e o transtorno e prejuízo para trazer os caminhões e máquinas para a Capital será muito elevado para o resultado. "Quem vai pagar essa despesa que trará prejuízos de milhões de reais. Essas perícias poderiam ser feitas in loco", argumenta o parlamentar. Ele fez questão de frisar que não é contra a decisão de Julier, mas ao modo como ocorrerão as perícias. 

   Argumenta que se houver irregularidades antes das máquinas chegarem a Cuiabá, todas as peças serão substituídas. "Duvido que vai aparecer algo irregular. Se tiver uma peça errada podem simplesmente trocar. Eu acho muito estranha esse tipo de decisão. Isso é injusto, impagável", criticou. Na sexta (14) Julier suspendeu futuros pagamentos às empresas que venderam caminhões e máquinários ao Estado pelo Programa “Mato 100% Equipado” e determinou a realização de perícia técnica nas máquinas distribuídas aos 141 municípios, num prazo de 15 dias.

O objetivo é apurar a possível entrega de veículos que não contemplam o que foi previsto no edital licitatório. A compra se tornou um escândalo depois que uma auditoria realizada pelo próprio governo constatou um sobrepreço de R$ 36,8 milhões. Foram investidos R$ 241 milhões financiados pelo BNDES. "O que se espera é que realmente se apure o que aconteceu, mas existem outras maneiras. Os prefeitos estão aproveitando este momento para recuperar as estradas e agora estão tristes com essa decisão", argumenta Satélite.

Segundo ele, há lugares onde já não existem estradas e como as perícias devem demorar entre 30 e 90 dias para ser concluídas, a população vai pagar um alto preço e corre o risco de continuar com estradas intrafegáveis. "Depois que a chuva começar não adianta mais fazer este tipo de serviço. Pode recolher as máquinas".





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132053/visualizar/