Com quase todos os titulares em campo - apenas Léo e Robinho foram poupados - o Santos pressionou o Ceará na Vila Belmiro, mas não passou de um empate por 1 a 1, com direito a pênalti desperdiçado por Neymar. O atacante, que já havia convertido uma cobrança anterior no jogo, viu sua tradicional paradinha não funcionar contra o goleiro Diego e chutou para fora na segunda tentativa.
O Santos começou a partida ao seu estilo, indo para cima do adversário e assustando em cabeçada de Neymar aos 6min. Porém, foi o Ceará quem abriu o placar. Com 9min, Misael cruzou da esquerda e o centroavante Washington, livre de marcação, cabeceou no canto esquerdo de Felipe para dar um susto no torcedor na Vila Belmiro.
Atrás no marcador, o time da casa passou a comandar as ações no meio de campo, contando principalmente com a classe de Paulo Henrique Ganso. Porém, encontrava poucos espaços para finalizar. Aos 16min, os santistas sofreram o segundo gol, incorretamente anulado: após cobrança de falta pela direita, a bola foi desviada de cabeça e Anderson, em posição legal, mandou para a rede, mas o auxiliar apontou impedimento.
O Santos mantinha a bola, mas esbarrava na marcação firme dos visitantes. Aos 26min, Neymar conseguiu escapar de um defensor e chutou de fora da área; Diego não segurou e André, impedido, marcou no rebote, mas o gol foi corretamente anulado. Dois minutos depois, André voltou a ter ótima chance ao pegar sobra dentro da área, mas finalizou por cima.
O Ceará respondeu aos 34min, com Misael, que cortou a marcação para o meio e bateu de longe, mas Felipe fez boa defesa e espalmou para escanteio. Apesar de atacar mais, a equipe paulista só conseguiu o empate em um erro da arbitragem: aos 37min, Ganso deu ótimo passe para Neymar, que foi travado na bola pelo zagueiro Fabrício dentro da área e se jogou. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro foi na dele e marcou pênalti. O atacante santista fez duas paradinhas antes de bater, enganando Diego e deixando tudo igual no placar.
O segundo tempo começou igual ao primeiro: o Santos no ataque, o Ceará explorando a saída rápida quando ganhava a bola. Aos 5min, Misael chutou fraco de fora da área e Felipe defendeu sem problemas. Pelo time da casa, Ganso continuava distribuindo passes precisos. Aos 12min, Madson foi o presenteado; ele driblou o zagueiro e bateu cruzado, para fora.
Misael teve boa chance de colocar o Ceará de novo na frente ao sair na cara do gol aos 14min, após passe mal interceptado pela zaga santista, mas bateu torto de pé esquerdo e a bola passou longe da meta. Aos 21min, mais uma chegada perigosa dos visitantes: Washington recebeu bola alçada na área e se esticou para chegar antes de Felipe, mas mandou para fora.
Neymar protagonizou lance de habilidade aos 23min ao aplicar um "elástico" sobre o zagueiro, mas não conseguiu dar prosseguimento ao lance. Em busca da vitória, o Santos parou de tocar a bola e passou a insistir na jogada aérea, principalmente após a entrada de Marcel no lugar de André.
Recuado, o Ceará aguentava a pressão como podia. Aos 38min, Neymar deu belo drible em Luizinho, invadiu a área e foi derrubado pelo adversário por trás: pênalti. O garoto foi novamente para a cobrança, mas desta vez Diego não caiu diante da paradinha e o camisa 11 errou o chute, mandando a bola para fora.
A equipe da casa continuou no ataque, com Madson chutando para fora com muito perigo 43min. Os ânimos se exaltaram e os treinadores Dorival Júnior e Paulo César Gusmão discutiram entre si. Aos 45min, quase o Ceará arranca a vitória no final, mas a finalização foi bloqueada pela zaga santista dentro da área. Neymar ainda pediu outro pênalti nos acréscimos, em dividida com o goleiro, mas desta vez o árbitro marcou falta de ataque e ainda deu cartão amarelo para o santista, que saiu irritado de campo.
FICHA TÉCNICA
Santos 1 x 1 Ceará
Gols
Santos: Neymar, aos 38min do 1º tempo
Ceará: Washington, aos 9min do 1º tempo
Esquema Tático do Santos
4-4-2
Felipe; Maranhão, Edu Dracena, Durval e Pará; Arouca, Wesley, Marquinhos (Madson) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e André (Marcel). Técnico: Dorival Júnior
Esquema Tático do Ceará
4-4-2
Diego; Diogo (Tony), Fabrício, Anderson e Ernandes; Michel (Juninho Cearense), João Marcos, Careca e Erick Flores (Luizinho); Misael e Washington. Técnico: Paulo César Gusmão
Cartões amarelos
Santos: Edu Dracena, André, Madson e Neymar
Ceará: João Marcos, Anderson, Fabrício e Michel
Árbitro
Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Local
Vila Belmiro, Santos (SP)
Comentários