Jogo seguia arrastado até os 35min do segundo tempo, quando Renato Cajá entrou no Botafogo, deu novo gás ao time e fez o gol da vitória por 2 a 1
Botafogo faz gol no final, bate São Paulo e encerra tabu
Depois de estrear fora de casa no Campeonato Brasileiro empatando por 1 a 1 com o Flamengo, o São Paulo voltou a decepcionar sua torcida neste domingo. Jogando no Morumbi pela segunda rodada, o time perdeu de virada para o Botafogo por 2 a 1, em partida na qual o técnico Ricardo Gomes optou por poupar boa parte de seus titulares na escalação.
Sem contar com o zagueiro Miranda (liberado por problemas familiares), o lateral esquerdo Júnior César, os volantes Rodrigo Souto e Hernanes e os atacantes Dagoberto e Fernandão, o São Paulo optou por nomes como Renato Silva, Jean, Léo Lima e Cléber Santana, além da dupla de ataque composta por Washington e Marcelinho Paraíba. Os titulares devem voltar no meio da semana, quando a equipe recebe o Cruzeiro no Morumbi pelas quartas de final da Libertadores.
Pelo lado botafoguense, a partida ainda serviu para encerrar um longo tabu no Campeonato Brasileiro. O time não vencia o São Paulo no Morumbi desde 1995, quando fez 2 a 0 no estádio são-paulino. Naquele ano, que terminou com o título brasileiro para os cariocas, o técnico da equipe era Paulo Autuori, e o astro era o atacante Túlio Maravilha.
O resultado em São Paulo deixou os tricolores com apenas um ponto nos dois jogos, longe das primeiras colocações. O Botafogo, por sua vez, assume provisoriamente a vice-liderança, uma vez que estreou empatando em casa com o Santos por 3 a 3. Agora, os comandados de Joel Santana chegam aos quatro pontos e só estão atrás do Corinthians, que tem duas vitórias.
Diante de sua torcida, o São Paulo não precisou de muito tempo para abrir o placar - e em uma jogada bastante característica do time desde os tempos de Muricy Ramalho. Aos 8min do primeiro tempo, pelo lado esquerdo, Jorge Wagner levantou a bola da intermediária; de frente para o gol, Léo Lima colocou a cabeça para desviar, enganando o goleiro Jefferson e abrindo o placar no Morumbi.
Os visitantes quase deram o troco na mesma moeda seis minutos mais tarde, em escanteio cobrado por Lúcio Flávio. No entanto, a arbitragem marcou falta do zagueiro Antônio Carlos, que teria se apoiado nas costas de Alex Silva para subir e marcar o gol de empate em cabeçada.
Mesmo assim, o Botafogo crescia na partida, e conseguiu fazer 1 a 1 em jogada bastante semelhante. Aos 27min, Lúcio Flávio cobrou o escanteio pela esquerda, e Antônio Carlos subiu para cabecear - desta vez, colocando a bola rente à trave direita de Rogério e marcando seu terceiro gol no torneio. Empatado, o jogo viu o São Paulo ter mais posse de bola, mas sofrer com a velocidade do Botafogo em imprecisos contra-ataques.
Washington ainda perdeu uma boa chance no fim do primeiro tempo, levando a torcida ao desespero. No segundo, após chute de Léo Lima rente ao travessão aos 15min, o técnico Ricardo Gomes resolveu tirar o atacante, para diminuir a pressão e dar nova chance a Fernandinho. Na resposta, Joel Santana sacou o volante Sandro Silva para dar lugar a Edno. E em sua primeira jogada, aos 21min, o ex-atacante de Portuguesa e Corinthians criou boa chance para Herrera, mas o argentino não conseguiu desviar o cruzamento.
O São Paulo teve a oportunidade de marcar, principalmente em jogada individual de Fernandinho pela esquerda aos 29min - o atacante passou por dois marcadores e cruzou para a área, mas ninguém apareceu para marcar. Mas os visitantes deram o troco aos 36min: Marcelo Cordeiro arriscou da intermediária, mas Rogério Ceni deu rebote e Fahel marcou - em impedimento.
Quando o jogo já parecia decidido, brilhou a estrela de Herrera. Aos 42min, o argentino recebeu a bola na esquerda, avançou pelo centrou em direção à área e foi bloqueado pela defesa. No entanto, Renato Cajá aproveitou a sobra na direita e bateu na saída de Rogério Ceni, garantindo a virada alvinegra em São Paulo.
Na próxima rodada, em busca de sua segunda vitória e da liderança isolada, o Botafogo volta a jogar no Engenhão - desta vez, contra o Goiás, em partida no sábado, às 16h (de Brasília). O São Paulo, por sua vez, tenta a reação contra o Internacional fora de casa no dia seguinte - mas apenas após definir seu futuro na Libertadores contra o Cruzeiro.
FICHA TÉCNICA
São Paulo 1 x 2 Botafogo
Gols
São Paulo: Léo Lima, aos 8min do primeiro tempo
Botafogo: Antônio Carlos, aos 27min do primeiro tempo, e Renato Cajá, aos 42min do segundo tempo
Esquema Tático do São Paulo
3-5-2
Rogério Ceni; Richarlyson, Renato Silva e Alex Silva; Wellington (Cicinho), Jean, Cléber Santana, Léo Lima e Jorge Wágner; Marcelinho Paraíba (Marlos) e Washington (Fernandinho). Técnico: Ricardo Gomes
Esquema Tático do Botafogo
3-5-2
Jefferson; Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro (Marcelo Cordeiro), Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno), Lúcio Flávio (Renato) e Somália; Caio e Herrera. Técnico: Joel Santana
Cartões Amarelos
São Paulo: Alex Silva, Cicinho e Marcelinho Paraíba
Botafogo: Antônio Carlos
Árbitro
Sandro Meira Ricci (DF)
Local
Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Comentários