Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 16 de Maio de 2010 às 06:50
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


As regiões Leste e Norte de Cuiabá concentram 61,64% dos empreendimentos imobiliários lançados no município. Das 8,255 mil unidades construídas ou em fase de lançamentos na capital cuiabana, 5,089 mil estão localizadas nas duas regiões. Os dados mais detalhados do levantamento feito pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT) mostram que a região Leste é a mais procurada por construtoras de condomínios verticais e/ou consumidores que desejam morar em apartamento.

Nessa localidade estão 3,675 mil unidades, distribuídas em uma área total de 352,079 mil metros quadrados. A região que abrange bairros como o Jardim Itália, Jardim das Américas, Pico do Amor, Recanto dos Pássaros, Bosque da Saúde, Bela Vista entre outros, é supervalorizada porque usufrui dos serviços prestados pelo comércio em geral e, principalmente, por terem como vizinhos os shoppings centers. Na região há apenas 4 condomínios horizontais disponíveis à população em uma área de 592 m2.

A mesma situação justifica a valorização da região Norte, que é preferência dos condomínios horizontais, e que abriga bairros Morada do Ouro e Parque das Nações . Nesses bairros somam 854 residenciais fechadas (49,4 mil m2) e 556 condomínios verticais (41,6 mil m2). O vice-presidente do Sinduscon, Júlio César de Almeida Braz, explica que além de serviços os consumidores e construtoras buscam uma boa infraestrutura. Ele ressalta que a construção de ruas e avenidas, como é o caso da rodovia Emanuel Pinheiro, interfere na atração de investidores. "Além de estarem bem localizadas as pessoas querem morar em regiões que tenham saídas fáceis para outros lugares".

O presidente do Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT), Marco Pessoz, lembra que a proximidade com universidades, bancos, escolas, influencia na preferência do comprador. Mas ele ressalta que essas comodidades são disponíveis ao consumidor que está disposto a pagar caro pelo imóvel. Conforme ele, um imóvel bem localizado chega a custar 10 vezes mais do aquele situado em regiões mais distantes dos polos comercias. "Por exemplo, uma casa localizada na avenida das Torres custa cerca de R$ 200 (m2), enquanto que em outras regiões mais nobres chega a cerca de R$ 2 mil (m2)".

De acordo com o levantamento do Sinduscon-MT, a região Oeste (Goiabeiras, Santa Rosa, etc) tem 534 condomínios fechados (61 mil m2) e 2,158 mil apartamentos (192,2 mil m2). Já na região Sul (Cophema, Coxipó, Jardim Comodoro e Coxipó) são contabilizados 111 condomínios fechados (8,6 mil m2) e 183 apartamentos (11,8 mil m2).





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132183/visualizar/