Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 15 de Maio de 2010 às 22:07

    Imprimir


Espremida pela Copa do Mundo, a temporada europeia de ligas nacionais termina oficialmente neste domingo marcada pela existência de ataques avassaladores em três expressivos países do futebol do continente.

Os campeonatos de Holanda, Inglaterra e Espanha fecham 2009/10 com equipes que alcançaram a marca centenária de gols, quebrando recordes, coletando elogios, mas não necessariamente conquistando títulos.

O Ajax é o melhor exemplo de quem brilhou, mas não levou. O time de Amsterdã, famoso pela defesa do jogo ofensivo, marcou 106 gols em 34 jogos, melhor marca no Holandês desde os 112 tentos anotados pelo próprio clube em 1997/98.

O principal nome do time desta temporada foi o uruguaio Luis Suárez, que marcou 35 vezes e foi, com sobras, o artilheiro da competição --o costarriquenho Bryan Ruiz, do Twente, fez apenas 24 e acabou como segundo goleador.

Apesar do domínio nas estatísticas, o gigante holandês acabou atrás da zebra Twente, que anotou 63 gols. Ou seja, pouco menos de 60% do poderio do ataque do vice-campeão nacional.
 

Darren Staples/20.fev.2010/Reuters
Marfinense Didier Drogba foi o principal nome do avassalador ataque do Chelsea na temporada 2009/10 do Campeonato Inglês
Marfinense Didier Drogba foi o principal nome do avassalador ataque do Chelsea na temporada 2009/10 do Campeonato Inglês


Na Inglaterra, o Chelsea conseguiu transformar força ofensiva em título. A equipe que pôs fim ao domínio do Manchester United no país e derrubou a fama de retranqueiro do técnico italiano Carlo Ancelotti (ex-Milan) quebrou o recorde de gols da história da Premier League, a fase moderna do Inglês, iniciada em 1992/93.

O time que se acostumou a distribuir goleadas durante a temporada alcançou 103 gols (38 partidas) na competição. Só o Sunderland foi vazado dez vezes em dois encontros. O Wigan, adversário da última rodada, uma a menos.

Em meio a essa fábrica de resultados elásticos, sobrou até para o Aston Villa, goleado por 7 a 1 quando ainda brigava por uma vaga na próxima edição da Copa dos Campeões da Europa.

A última vez que a marca centenária de gols havia sido alcançada por um clube na primeira divisão inglesa era no longínquo ano de 1963, quando o Tottenham fez 111 tentos (42 jogos).

Hora da decisão

O Real Madrid, que já fez 101 gols (37 rodadas) no atual Campeonato Espanhol, descobre neste domingo se terá o destino do Ajax ou do Chelsea. O clube da capital soma um ponto a menos do que o Barcelona (94 gols) e visita o Málaga para tentar ser campeão --seu arquirrival joga em casa contra o Valladolid.

Esta é a segunda temporada consecutiva em que um ataque alcança o centésimo gol na Espanha. O Barcelona campeão do último ano balançou as redes dos adversários em 105 oportunidades.

Antes disso, no entanto, é preciso voltar aos tempos de Ronaldo na Catalunha para encontrar um time centenário na liga. Com o Fenômeno em sua melhor forma, o Barça marcou 102 vezes em 1996/97.

Sem gols

Assim como a Espanha, a Itália deixou a rodada decisiva do seu campeonato para a data- limite imposta pela Fifa para partidas de clubes com jogadores de seleções que vão ao Mundial (a final da Champions, no próximo sábado, é exceção).

Mas, ao contrário da liga de Real Madrid e Barcelona, o Calcio não tem nenhum ataque nem próximo de alcançar cem gols.

Inter de Milão e Roma, que brigam pelo scudetto, possuem os melhores ataques do país, com 74 e 66 gols, respectivamente.

Com dois pontos de vantagem para a segunda colocada, a Inter enfrenta o Siena, fora de casa, precisando de uma vitória para não ter de torcer contra a Roma diante do Chievo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132198/visualizar/