Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 15 de Maio de 2010 às 15:15
Por: Aldair Santos

    Imprimir


Uma final eletrizante, que agitou a torcida da capital. Assim foi a grande final da Copa Mato-grosso de Vôlei Feminino realizada neste sábado (15) em Cuiabá. De um lado, Escola de Esportes (CIN/Fauc), um time experiente, formado por grandes jogadoras de Cuiabá, que contou também com o reforço da ponteira Emanuele, contratada de Rondônia. Do outro lado a forte equipe de Sinop (AABB/Sinop), um time composto por algumas jogadoras mais experientes, já adultas, e jovens valores do voleibol juvenil do Estado. Mas a experiência e a qualidade técnica do time de Cuiabá decidiu e o título ficou na capital.

 

O time de Sinop também tem alta qualidade técnica, mas com paciência, errando menos, forçando na hora certa e sendo sutil com as largadas diante de um bloqueio fechado, as meninas de Cuiabá conquistaram um título que elas perseguiam desde o ano passado, quando foi realizada a primeira edição da Copa Mato Grosso. A competição executada pela Federação Mato-grossense de Voleibol, tem o apoio do Sesi Clube/MT e da TV Centro América, que acompanha todas as etapas da disputa e ainda transmite um copacto especial de decisão, tanto no feminino, quanto no masculino. A grande final é vista em todo o estado de Mato Grosso.

É mais um projeto da TV Centro América e parceiros para fortalecer o esporte em Mato Grosso. E deu resultado. Na final de hoje os dirigentes da Federação estavam felizes com o bom público que compareceu ao ginásio Verdinho para prestigiar a final. Outra questão muito importante é o nível da competição que cresceu muito do ano passado para cá. Os municípios viram a importância do esporte para tanto para a imagem das cidades quanto para melhorar o lado social, envolvendo e despertando o interesse de um número de jovens cada vez maior. Os times estão treinando mais, estão recebendo mais apoio e vieram mais fortes para a competição deste ano. "O feminino já apresentou esse nível surpreendente, e no masculino vocês vão ficar ainda mais surpresos. O nível está muito alto. A estatura dos jogadores aumentou muito, tem time que contratou gente de fora, serão só grandes jogos na decisão masculina que começa no dia 26 de maio", disse Nicanor Lopes, presidente da Federação Mato-grossense de Voleibol.

O Escola de Esportes (Cuiabá) entrou bem melhor no jogo deste sábado, tanto é que veceu os dois primeiros sets da decisão por 25/12 e 25/21. Com o risco de perder o título já no terceiro set, por 3 a 0, o time de Sinop, que começou mal, resolveu reagir. Apesar do grande equilíbrio, as meninas de Sinop venceram o terceiro set por 25/22. O time errou bem menos e as atacantes acertaram mais. A equipe deu esperanças à torcida de que ganharia dois sets seguidos e levaria a decisão par o tie break.

Mas foi apenas expectativa. Apesar do jogo equilibrado e disputa ponto a ponto no quarto set, o Escola de Esportes (Cuiabá) teve mais frieza e determinação para fechar em 25/22 e ganhar a partida por 3 sets a 1, conquistando o título inédito da Copa Mato-grosso de Voleibol. No quarto set a torcida se empolgou com rallys emocionantes, com a bola em jogo por quase um minuto, sem cair no chão. O campeão do ano passado era o Arara Azul, que este ano não conseguiu chegar na final.

Infraestrutura

Aldair Santos/TVCA

A Federação Mato-grossense de Voleibol também investiu bastante na competição deste ano. Toda a parte técnica, a organização da competição, arbitragem, tudo ganhou atenção especial. As placas dos patrocinadores em volta da quadra seguiram os mesmos padrões da superliga nacional, do voleibol profissional.

A grande novidade da decisão foi o emborrachamento da quadra. A Federação Mato-grossense, por intermédio da Conferderação Brasileira de Voleibol - CBV, utilizou na final as placas de borracha que cobrem toda a quadra. São as mesmas utilizadas nas maiores competições de voleibou do mundo. "É um piso emborrachado utilizado na Superliga Nacional, na Liga Mundial e em todas as competições do mundo. Nós estamos com esse piso para realizar as competições em Mato Grosso. Até quando ele ficará aqui eu não sei. Com a nossa participação na Superliga este ano, ganhamos mais espaço na CBV. Vou brigar para que Mato Grosso permaneça de posse desse piso especial, que dá mais qualidade ao voleibol", disse Nicanor Lopes, presidente da Federação.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132241/visualizar/