Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 14 de Maio de 2010 às 22:49

    Imprimir


Insurgentes atacaram jogadores e o público em uma partida de futebol nesta sexta-feira no norte do Iraque, matando oito pessoas e ferindo outras 120, enquanto a rede terrorista Al Qaeda alertou para "dias sombrios tingidos de sangue" para a maioria xiita do país.

Um agressor entrou com uma caminhonete cheia de explosivos no campo de futebol, alvejando os atletas, enquanto dois homens-bomba atacaram a multidão de torcedores, disseram testemunhas e a polícia.

As explosões ocorreram em Tal Afar, cidade habitada predominantemente por turcomanos xiitas, situada cerca de 60 quilômetros a oeste da violenta cidade de Mosul, onde insurgentes islâmicos sunitas, como os da Al Qaeda, permanecem ativos.

"Havia por volta de 250 pessoas assistindo ao jogo, na maioria para sair do tédio, porque não há entretenimento em Tal Afar", disse o morador local Ali Jaafar.

"De repente vimos uma pick-up no meio do campo. Os jogadores ficaram desconfiados, então saíram correndo e, como esperado, ela era um carro-bomba. Os espectadores começaram a fugir, mas dois homens-bomba estavam na multidão."

Tal Afar registrou vários episódios de violência nos sete anos de guerra deflagrada após a invasão liderada pelos EUA em 2003, à medida que os insurgentes buscaram explorar as profundas divisões entre a minoria curda do norte do Iraque e a maioria árabe do país.

"Fomos informados há cerca de uma semana que havia carros prontos para serem usados como bombas", disse uma autoridade da segurança de Tal Afar, que pediu anonimato.

As pessoas feridas com maior gravidade foram retiradas do local por helicópteros militares norte-americanos.

Outros ataques

Em outros incidentes no Iraque nesta sexta-feira, homens armados usando armas com silenciador mataram um policial e um segurança da guarda civil no centro de Falluja, 50 quilômetros a oeste de Bagdá, segundo a polícia.

Em Bagdá, uma bomba explodiu em um parque no distrito de Adhamiya, no norte da capital, deixando quatro mortos e oito feridos, informou um oficial do Ministério do Interior.

Em Mosul, homens armados mataram um alfaiate especializado em uniformes militares dentro de sua loja no centro da cidade, que fica a 390 quilômetros ao norte de Bagdá, informou a polícia.

Com Reuters






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132318/visualizar/