Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 14 de Maio de 2010 às 20:10

    Imprimir


O garoto de nove anos que sobreviveu ao acidente aéreo na Líbia na quarta-feira (12) deve ter alta neste sábado, informou o Ministério holandês de Relações Exteriores. Segundo o ministério, o menino foi informado das mortes de seus pais e de seu irmão na tragédia.

Equipes de resgate encontraram o garoto Ruben van Assouw preso ao assento do avião mas ainda respirando, na área onde o avião caiu. Seus pais e seu irmão de 11 anos estão entre as 103 vítimas do desastre. A família voltava de férias na África do Sul quando a aeronave caiu em uma área do deserto perto de Trípoli, na Líbia.

Segundo Ed Kronenberg, porta-voz do ministério, Ruben van Assouw recebeu a notícia da morte dos pais -- Trudy and Patrick van Assouw-- e do irmão Enzo por meio dos tios, no hospital onde está internado desde o acidente.

"Dentro das circunstâncias, Ruben está bem. Ele dorme muito. Nesse momento ele está acordado", diz um comunicado da família.

"Nós contamos a ele exatamente o que ocorreu. Ele sabe que os pais e o irmão morreram. A família toda vai assumir a responsabilidade pelo futuro de Ruben", diz ainda anota.

"Nós temos duas questões tristes para lidar, Ruben está em uma situação terrível, mas também perdemos membros da família. O período que se segue será difícil para nós".

Segundo Kronenburg, o garoto deve ter alta e será levado para a Holanda neste sábado.

O menino se recupera de uma cirurgia de 4 horas e meia para reparar fraturas múltiplas nas pernas. "Ele está bem, está progredindo bem", disse o ortopedista Sadig Bendala.

Além das fraturas, Ruben perdeu muito sangue, mas seu pescoço, cabeça e face não sofreram ferimentos graves.

Acidente

O Airbus 330/200 da companhia caiu aproximadamente às 6h10 da quarta-feira (1h10 em Brasília), quando se preparava para aterrissar no Aeroporto Internacional de Trípoli, na Líbia. O avião havia decolado de Johannesburgo, na África do Sul.

A principal pista do aeroporto tem 3.600 metros. Segundo guias de aeroportos internacionais, ela não está equipada com o Sistema de Aterrissagem Instrumental, que guia os aviões em decolagem pela pista, sob qualquer condição meteorológica.

O aeroporto conta, contudo, com dois outros sistemas que muitos aeroportos usam em todo o mundo, um rádio ominidirecional de alta frequência que os pilotos usam para navegar as aeronaves e um farol não direcional que também ajuda a guiar os aviões pelo aeroporto.

As condições do tempo perto de Trípoli estavam boas nesta quarta-feira, com visibilidade de 4,8 quilômetros e poucas nuvens em uma altitude de 10 mil pés. Os ventos eram de apenas três milhas por hora.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132330/visualizar/