Investimentos do Estado consolidam Rota do Peixe em Mato Grosso
A oportunidade disponibilizada pela Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, por meio da Linha de Financiamento Rota do Peixe já começa a apresentar resultados. Na noite de quinta-feira (13.05) foi inaugurada a primeira peixaria com recursos da MT Fomento do Governo do Estado, em Bom Sucesso. Com a iniciativa, outros empresários estão aderindo à proposta, como os donos do Restaurante 4 R, que assinaram durante o evento, o contrato de R$ 80 mil para reforma e ampliação do negócio também em Bom Sucesso.
Para Luiz Verdun, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis de Mato Grosso e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Várzea Grande, trata-se de um passo importante para os comerciantes do município, especialmente para a área de turismo. “Estão de parabéns pelo empreendimento, vocês (proprietários) foram corajosos e estão puxando outros empresários. É uma noite histórica, a Rota do Peixe agora desencantou, deu um impulso, está implementada. O problema não é mais o dinheiro, mas como investir os recursos, pois a MT Fomento é parceira”, destacou.
“Minha expectativa é dobrar a venda em um ano de trabalho. O cardápio terá peixes e carne de jacaré. E será incrementada com a gastronomia regional como a galinha com arroz e costelinha de porco com arroz”, destacou Lecir Aparecida da Silva, proprietária da Peixaria Tarumã, que abriu as portas às margens do Rio Cuiabá.
Outro diferencial oferecido aos clientes é a oportunidade de ser atendido de segunda a segunda, ou seja todos os dias.
Para isso, ampliou o número de empregados. Durante a semana trabalham cinco pessoas e nos fins de semana serão 12 nas tarefas, incluindo Lecir, que estará na cozinha. Além da mão de obra que é do local, a matéria prima do cardápio é adquirida na região. São parceiros a Associação Corimbatá, que fornecerá a carne de jacaré e peixe, os pescadores ribeirinhos, doceiras, entre outros.
Arcleidy Dias Pereira lembrou que o slogan da Agência é “Construindo sonho, emprego e renda”, conseqüentemente onde tem um projeto que oportunize a geração de emprego e renda ou que mantenha o emprego já é motivo para que seja viabilizado. “Ouvir a comunidade é ter em mãos um referencial para trabalhar. Tomemos como exemplo a Linha da Rota do Peixe, não saiu de dentro (da Agência) para fora, foi discutida com a comunidade. Assim fizemos com outras linhas como para pescadores, feirantes e alguns municípios e dentro das possibilidades procuramos atender as reivindicações”, pontuou.
Para criar a linha de crédito voltada para a Rota do Peixe que beneficia os empreendedores de seis Distritos de Várzea Grande (Bom Sucesso, Praia Grande, Souza Lima, Pai André, Limpo Grande e Passagem da Conceição) a MT Fomento discutiu com os moradores quais os anseios para região. A prioridade apresentada foi de melhorar a infraestrutura dos estabelecimentos locais visando fomentar o turismo.
No caso da empresária Lecir, a obra estava parada. Ela foi beneficiada, por meio da Linha de crédito Rota do Peixe da MT Fomento, com R$ 50 mil, a juros de 1,5% ao mês e 60 meses para pagar.
Estiveram presente no evento profissionais da imprensa, o deputado estadual Wállace Guimarães, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Várzea Grande, João Bulhões e o chefe de gabinete da prefeitura da cidade, Ney Adaulto Rodrigues Leite.

Comentários