Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Maio de 2010 às 14:30
Por: Anderson Pinho

    Imprimir


Cem refrigeradores e 300 lâmpadas estão sendo entregues nesta sexta-feira (14) em Mirassol D’Oeste (município distante a 280 km de Cuiabá) pelo projeto Luz em Conta, que integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemat. Com os novos equipamentos, essas famílias terão a chance de equacionar o consumo com a renda, fazendo com que o custo da energia elétrica seja compatível com o bolso de cada uma delas. O atual ciclo do projeto pretende fazer a troca, em Mato Grosso, de 6 mil geladeiras e de 17.379 lâmpadas.

O projeto já alcançou mais de 60 municípios levando não só equipamentos elétricos, mas dicas de economia e de consumo racional de energia. Cada residência beneficiada recebe uma geladeira de 286 litros e, em média, três lâmpadas fluorescentes de 20W. A geladeira velha é recolhida, assim como as lâmpadas incandescentes. Os refrigeradores novos possuem o Selo Procel-Inmetro, que atesta economia e qualidade do eletrodoméstico. Já as lâmpadas fluorescentes representam 80% de economia no consumo, mais durabilidade e melhor nível de iluminação.

A Cemat escolheu a geladeira como o principal eletrodoméstico do PEE por se tratar de um equipamento que pode interferir negativamente no consumo de energia, especialmente se apresentar mau estado de conservação. O coordenador de Eficiência Energética da concessionária, Milton de Souza Ochiuto, explica que uma geladeira velha consome até 130 kWh/mês, enquanto a proposta do novo refrigerador é consumir entre 25 e 30 kWh/mês. O benefício pode ser percebido com a redução da fatura já no primeiro mês de uso dos equipamentos novos.

“Sabemos que muitas famílias têm dificuldades financeiras em adquirir equipamentos modernos e mais eficientes. Com equipamentos novos, o valor da fatura de energia reduz sensivelmente, permitindo que as famílias destinem parte do orçamento doméstico para outras necessidades”, analisa. De acordo com ele, as lâmpadas incandescentes também podem onerar o custo da energia elétrica para as famílias. Por serem mais baratas, seduzem o consumidor pelo preço. Na contramão, esses equipamentos elétricos geram mais calor e tem uma vida útil menor em relação às lâmpadas fluorescentes, que são mais eficientes, econômicas e duradouras.

Todas as famílias escolhidas pelo projeto atendem aos critérios socioeconômicos definidos pela empresa: residência classificada como Consumidor Baixa Renda (consumo de energia entre 80 e 220 kWh/mês); ligação monofásica; adimplência com a concessionária; situação regular de fornecimento de energia - além da existência de geladeira velha, com alto consumo de energia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132382/visualizar/