Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 14 de Maio de 2010 às 13:55

    Imprimir


“A cada visita que faço aos municípios me surpreendo com esse povo aguerrido, forte e que tem sede de esperança. Aqui conheci mais uma de tantas boas iniciativas espalhadas por esse Estado, com o objetivo de oferecer um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, disse o pré-candidato ao governo e coordenador do Movimento Mato Grosso Muito Mais, Mauro Mendes (PSB), ao conhecer o projeto ‘Guarda Mirim’, aplicado em Conquista D’Oeste pela Assistência Social do município, com o apoio da prefeitura.

O projeto teve início em 2006, como uma oficina do Programa Federal de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Em 2007, por solicitação dos pais dos jovens, o projeto se estendeu e passou a ser um dos principais de Conquista D’Oeste, voltados a este público. De 25 crianças e adolescentes, o ‘Guarda Mirim’ passou a atender 70 (41 meninos e 29 meninas). O grupo tem aulas três vezes por semana de civismo, patriotismo, cidadania, esporte e lazer, hierarquia e disciplina, estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente, reflorestamento e leis de trânsito.

“É um projeto de valores humanos. Exemplos como este deveriam ser incentivados não só pela prefeitura, mas principalmente pelo governo do Estado. Nosso futuro serão essas crianças e adolescentes, todos os nossos filhos, que podem ser os principais construtores de um Mato Grosso melhor e mais justo. Essa proposta vem ao encontro dos valores do nosso Movimento”, pontua Mendes.

De acordo com o criador e coordenador do projeto, o policial militar Roberto Silva Moraes, os jovens são monitorados por quatro profissionais contratados pela prefeitura e os pré-requisitos para fazer parte do projeto são: ter entre 11 e 16 anos; frequentar a escola; e nos outros dois dias da semana participar das demais oficinas da Assistência Social (informática, reforço escolar e oficinas de teatro e música). “Nosso projeto visa a inclusão social. É possível mudar muitas realidades investindo na criança e no adolescente”, disse o coordenador.

Ainda segundo Moraes, a aceitação do ‘Guarda Mirim’ é muito grande no município. “Todos sabem da importância do projeto, mas confesso que a prefeitura faz milagre para mantê-lo. Precisamos de mais atenção do governo para a inclusão social, que ainda é muito deficiente. Esperamos que o próximo governador dê mais atenção para esse tipo de iniciativa e melhore muitos programas como este”.

Após conhecer o projeto, Mauro Mendes e a comitiva do Movimento Mato Grosso Muito Mais foram recebidos na Câmara Municipal pelo prefeito de Conquista D’Oeste, Jair Podavin Ferreira (PT). “Assim como eu, o prefeito também é um empresário, novo na política, e que me mostrou uma visão e gestão empreendedora”. Para o prefeito, a visita da comitiva foi muito importante para a população e as lideranças conhecerem mais sobre as propostas do Movimento encabeçado pelo PSB, PDT, PPS e PV. “Precisamos de um governo que pense diferente e, principalmente, faça diferença nas nossas vidas”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132389/visualizar/