Notebooks e netbooks chegaram a 1,362 milhão de máquinas comercializadas
Venda de PCs portáteis cresce 70% no Brasil em um ano
Enquanto isso, seguindo a tendência, as vendas de desktops (computadores de mesa) caíram 1% no período, chegando a 1,536 milhão de unidades. Nos últimos anos há um processo gradual de substituição das máquinas fixas pelas móveis. A novidade agora é que essa migração começa a ser feita também pela classe C, segundo analistas do mercado. Há inclusive a expectativa de que, já neste ano, os PCs de mesa passem a ser menos vendidos do que os notebooks.
Entretanto, para a Abinee, isso não deve acontecer em 2010, porque as empresas continuam a preferir comprar os desktops. A estimativa é que, até o fim do ano, sejam vendidas 7,050 milhões de máquinas de mesa e 6,950 milhões de notebooks, totalizando 14 milhões de unidades, um crescimento de 17% em relação a 2009.
De acordo com a pesquisa, levando em conta as vendas no varejo, para a "população comum", os notebooks e netbooks já ultrapassaram os desktops no final de 2009, obtendo 52% das vendas. Para a Abinee, isso deve acontecer para todo o mercado em 2011.
– A previsão é de que a comercialização de PCs chegue a 15,8 milhões de unidades. Os desktops responderão por 45% do mercado e os notebooks/netbooks por 55%, ficando caracterizada a tendência mundial.
No ano passado, os computadores portáteis levaram o mercado brasileiro de computadores "nas costas" e impediram uma queda maior do setor. As vendas de PCs caíram 6,4% em 2009, na comparação com 2008, chegando a 11 milhões de unidades vendidas. Mas as vendas de notebooks cresceram 19% no ano passado, chegando a 3,8 milhões de máquinas comercializadas. Essa alta foi gerada principalmente por usuários domésticos, Os dados são da consultoria IDC.
Comentários