Policiais acusados de espancar motoboy são afastados da rua
A Polícia Militar afastou um cabo e dois soldados da Ronda Tático Ostensiva Metropolitana (Rotam) acusados de espancar o motoboy Gelson Alexandre, 30 anos, na noite do dia 2, no bairro Santa Isabel. O motoboy perdeu a atividade do fígado e de um rim e se encontra sedado numa Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Helena. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Osmar Lino Farias, a apuração do caso comprovou o espancamento por parte de três dos PMs que atenderam a ocorrência, mas as lesões mais graves não foram provocadas por eles.
A família de Gelson e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso levaram o caso à Justiça e à Corregedoria da PM, que abriu inquérito para apurar. Até ontem, três testemunhas confrontaram suas versões com a denúncia da família.
De acordo com o relato da família de Gelson, na noite do dia 2 ele estava tomando cerveja na casa de um amigo e o local estava movimentado pela saída e entrada de motos a todo instante – por suposta compra e venda de drogas, o que motivou vizinhos a chamarem a polícia. A família admite que Gelson é usuário de drogas e que estava portando uma quantia na ocasião. Quando os policiais chegaram, Gelson pulou o muro da casa e acabou caindo na residência ao lado, quebrando o telhado e alguns móveis. Encontrado pelos militares, ele estava tendo alucinações e ali mesmo foi algemado e espancado.
Segundo as testemunhas, na casa invadida, Gelson sofreu mordidas nos pés e na cabeça por três cachorros. Isso porque ele já teria caído muito lesionado, visto que bateu no telhado e numa geladeira. De qualquer maneira, as testemunhas apontam que houve, de fato, truculência por parte dos policiais. “Os policiais agrediram sim e vão pagar pelo que eles fizeram. O que não pode é a família querer imputar todas as lesões a eles. Só falta quererem atribuir aos policiais até a mordida de cachorro”, pondera Farias, que também solicitou perícia para constar no inquérito. (Com assessoria)
Comentários