Repercussão mostra satisfação – de modo geral – entre os concorrentes às duas vagas em disputa para o Senado da República
Números de pesquisa motivam candidatos
Os pré-candidatos ao Senado se mostraram motivados com os números da pesquisa do instituto Vox Populi divulgado na edição de ontem do Diário.
O republicano Blairo Maggi, que detém 73% de preferência do eleitorado, vê a pesquisa como um reconhecimento aos sete anos e três meses em que esteve à frente do Palácio Paiaguás. “Fiquei muito feliz, mas estou com o pé no chão porque não há clima de vitória. A ordem é trabalhar para transformar as intenções em votos reais”, informou o ex-governador, por meio de sua assessoria.
Em segundo lugar com 23% de preferência, o tucano Antero Paes de Barros reforçou a declaração de Maggi no que tange à boa avaliação do governo estadual e analisou que seu nome também é lembrado em decorrência da boa avaliação de seu mandato no Senado. “Fui o último a confirmar pré-candidatura e figuro bem posicionado. Vou trabalhar muito para encarar esta eleição, que não será fácil, e ocupar a segunda vaga de senador”, disse Antero.
Segundo o deputado federal Carlos Abicalil (PT) - que derrotou a senadora Serys Slhessarenko (PT) nas eleições prévias do PT e conquistou o direito de concorrer a uma vaga no Senado -, a pesquisa foi recebida com entusiasmo pelo Partido dos Trabalhadores, que confirmou sua pré-candidatura no dia 19 de abril. “O percentual me estimulou muito a continuar trabalhando para entrar definitivamente na disputa após as convenções”, afirmou.
Embora ainda não tenha confirmado pré-candidatura, o deputado estadual Percival Muniz disse que o PPS irá avaliar “cuidadosamente” a pesquisa para balizar a definição sobre seu nome. O parlamentar lembra que pode figurar na disputa eleitoral como candidato a vice-governador ao lado do pré-candidato Mauro Mendes (PSB). “A pesquisa me deixou bastante contente, mas a prioridade é consolidar a candidatura ao governo do movimento ‘Mato Grosso Muito Mais’. Vamos analisar as possibilidades com bastante cuidado e até o final do mês teremos uma definição”, ponderou.
Mesmo na última posição entre os candidatos, o ex-procurador da República Pedro Taques (PDT), ponderou que, desde que pediu exoneração do Ministério Público Federal (MPF) para se filiar ao PDT, se passaram apenas 30 dias. “Saí de 0% para 5% nas pesquisas. Sei que será uma disputa difícil porque concorro com políticos de carreira, já conhecidos. Mas, meu nome tem pouca rejeição, o que leva a crer que posso estar melhor nas próximas pesquisas”, defendeu o pedetista.
A pesquisa do instituto Vox Populi foi realizada entre os dias 1° e 4 de maio, ouvindo mil eleitores com 16 anos ou mais. Os entrevistadores percorreram 40 municípios, alguns sorteados aleatoriamente e outros de inclusão obrigatória. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A enquete foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 10.295/2010.
Conforme a pesquisa, se a eleição fosse hoje, o ex-governador Blairo Maggi (PR) seria eleito com 73% dos votos, junto com o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), com 32% do total. Na sequência da pesquisa aparece o deputado federal Carlos Abicalil (PT), com 23% dos votos, o deputado estadual Percival Muniz (PPS), com 10%, e o ex-procurador da República Pedro Taques (PDT), com 5%.
Os eleitores que declararam não votar em ninguém, em branco ou nulo totalizam 3%. Todos os candidatos citados disseram que, neste período de pré-campanha, trabalham para cooptar o voto dos 39% dos entrevistados que não souberam ou não responderam.
IBOPE – No sábado passado foi divulgada a primeira rodada da pesquisa Ibope, encomendada pela TV Centro América. Blairo Maggi desponta com 75% dos votos e Antero, com 35%. O deputado federal Carlos Abicalil (PT) ficaria em terceiro com 24% dos votos. Os números se aproximam dos do Vox Populi.
Comentários