Sejusp diz que MT tem 10.515 presos
Diante das informações divulgadas pelo corregedor do Tribunal de Justiça, Manoel Ornellas, de que Mato Grosso teria menos 2,9 mil presos nas unidades locais, o governo divulgou que existem 10.515 detentos no Estado. A informação foi prestada ontem pelo secretário-adjunto de Justiça da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp), tenente-coronel PM Wilquerson Sandes Felizardo.
A diferença entre o número de reeducandos contados pela Sejusp e os levados em consideração pela Justiça (cerca de 8 mil) apareceu quando realizado, no ano passado, o mutirão para rever a situação penal dos presos. O corregedor disse que a Sejups contava os reeducandos a partir da quantidade de marmitas servidas aos presos, em torno de 11 mil distribuídas diariamente.
Segundo o secretário, o total de 10.515 presos representa todos em regimes fechado, semi-aberto e aberto, no masculino e feminino. Em outubro do ano passado, essa população era de 11.077 reeducandos, o que acaba provocando mensalmente uma estatística flutuante do sistema.
O número oscilante de presos, que chega a ser 600 mensalmente, são os casos dos reeducandos que têm a prisão em flagrante relaxada, a prisão temporária decretada por cinco dias e não é renovada e os que recebem alvarás por meio de habeas corpus.
O secretário-adjunto esclareceu que a contagem dos reeducandos não é feita por alimentação, como apontou e criticou o corregedor de Justiça, e sim diariamente pela área de estatística, por meio de um programa chamado Infopen Estatística. A Secretaria Adjunta de Justiça informou ainda que, a distribuição da alimentação é feita por 21 empresas. O valor gasto no ano de 2009 com a alimentação foi de R$ 23.059.002. (Com assessoria)
Comentários