Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 13 de Maio de 2010 às 13:59
Por: Bruno Garcia

    Imprimir


Carlos de La Corte, Carlos Brito e Adilton Sachetti, em vistoria às obras de demolição do Verdão
Carlos de La Corte, Carlos Brito e Adilton Sachetti, em vistoria às obras de demolição do Verdão

Os diretores da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa de 2014 (Agecopa) consideraram bastante positiva a visita do Comitê Organizador Local da Fifa a Cuiabá, nesta quinta-feira (13), para acompanhar o estágio das obras de construção da nova Arena Multiuso do Verdão. "A visita foi boa. Foi produtiva e acho que, nesse quesito, estamos plenamente aprovados", afirmou o presidente da agência, Adilton Sachetti.

O comitê, liderado pelo arquiteto Carlos de La Corte, profissional responsável pelos detalhes das 12 arenas que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, participou de uma reunião prévia com a diretoria da Agecopa; em seguida, fez a visita técnica às obras de demolição do antigo estádio Verdão, no bairro do mesmo nome. Eles andaram pelo local por aproximadamente 40 minutos.

O comitê é proibido de emitir opinião prévia. Ao final da visita de inspeção às 12 cidades-sedes, os integrantes do órgão farão um relatório, que será divulgado pela Fifa e CBF.

Essa vistoria resultará em um parecer técnico sobre o cumprimento dos prazos. Os membros da Agecopa acreditam que não enfrentarão dificuldades nas considerações do comitê. "As expectativas são boas. Dentro do trabalho desenvolvido, nós estamos cumprindo rigorosamente o cronograma; inclusive, estamos acima do prazo. Eles testemunharam aqui como está adiantada a fase da demolição", disse o presidente da Agecopa.

O documento final dessa visita é considerado como importante, até para que Cuiabá não venha ser surpreendida e corra o risco de perder a condição de uma das 13 sedes de jogos do Mundial.

Como tem sido amplamente divulgado, há uma tendência de que pode haver a redução de 12 para oito sedes. "Estamos tranqüilos nesse sentido. Foi apresentado aos arquitetos que vieram aquilo que estamos fazendo", assinalou Adilton Sachetti.

La Corte e sua equipe, o arquiteto Thiago Pelakauskas, o engenheiro Fábio Carvalho e o fotógrafo Eduardo Martino, continuarão em Cuiabá, pelo menos, até o final do dia. Eles participarão de uma segunda reunião com os membros da Agecopa, onde acontecerão discussões técnicas a respeito da construção da arena que sediará jogos da Copa 2014.

O presidente da Agecopa informou que, nesse momento, terá discussões a respeito se haverá necessidade de melhorar alguma ou se Cuiabá está dentro da previsão.

"Eu entendo que nós estamos cumprindo totalmente o cronograma. E nosso projeto, inclusive, foi premiado em várias ocasiões e já recebeu destaque de sua qualidade", observou Sachetti.

Arena Multiuso

Ambiental, social e econômico. Segundo informe da Agecopa, divulgado no final do mês de abril, este formato inovador atenderá aos requisitos da Fifa e permitirá o uso da futura Arena Multiuso do Verdão pela comunidade, após os jogos da Copa do Mundo de 2014, associado a um grande parque de lazer e entretenimento.

Projetada pelos escritórios GCP Arquitetos (SP) e Grupo Stadia, a concepção da nova Arena de Cuiabá para o Mundial de 2014 alia sustentabilidade, funcionalidade e custo. Uma estrutura flexível permitirá a desmontagem de parte das arquibancadas e coberturas após o torneio, reduzindo os custos de manutenção.

No entorno da Arena, haverá uma praça com áreas de lazer para estimular a prática de atividades físicas e comunitárias. Uma atenção à ventilação e aos requisitos de construção sustentável orientou o projeto.

Para reduzir os custos de manutenção no pós-Copa, a Arena foi concebida em quatro módulos independentes. A cobertura e a arquibancada superior dos setores Norte e Sul terão uma estrutura metálica desmontável. Desse modo, cerca de 30% dos 43 mil assentos da arena poderão ser removidos depois do Mundial.

Segundo o projeto, o novo Verdão utilizará o melhor sistema de acessibilidade e fluxo de espectadores já desenvolvido em estádios brasileiros, permitindo a entrada e saída de 43 mil pessoas com total conforto, segurança e tranqüilidade.

Os portadores de necessidades especiais (PNEs) terão todas as facilidades de acesso ao estádio e estacionamento com 75 vagas reservadas. Eles ocuparão 62 cadeiras em posição privilegiada nas arquibancadas, com espaço para 124 acompanhantes.

Haverá 56 sanitários exclusivos para este público especial, nos quatro níveis da arquibancada, além de mais quatro nos restaurantes e seis na área externa, totalizando 66 sanitários para PNEs.

O custo do novo Verdão será de R$ 342 milhões e ele terá capacidade para 42 mil pessoas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132553/visualizar/