Para as mulheres, quanto maior for a diferença de idade, menos elas vão viver
Estudo diz que homens casados com mulheres jovens vivem mais
Já para o sexo oposto, o estudo mostrou uma relação contrária. De acordo com a pesquisa, quanto maior for a diferença de idade da mulher para o marido, menor será sua expectativa de vida - independentemente se ela for mais jovem ou mais velha do que ele.
O estudo, publicado nesta quarta-feira (12) no Jornal Demography, avaliou quase dois milhões de casais dinamarqueses.
Os resultados indicam que um homem entre sete e nove anos mais velho do que a sua esposa tem um risco de morte cerca de 11% menor quando comparado aos casais com a mesma idade. Por outro lado, quando o marido é mais jovem do que a mulher, a expectativa de vida dele é mais baixa.
Já para as mulheres casadas com homens entre sete e nove anos mais jovens, o risco de mortalidade aumenta em 20%.
Segundo Sven Drefahl, pesquisador do instituto alemão, durante anos se acreditou que as pessoas que escolhiam parceiros mais jovens faziam isso porque estes lhes pareciam mais saudáveis.
- Essas teorias terão de ser reconsideradas.
- Uma das possíveis explicações seria a de que casais com maridos mais jovens violam normas socialmente aceitas, fazendo com que sofram sanções sociais.
Quando os casais estão fora dos padrões considerados normais, diz Drefahl, eles são excluídos socialmente e acabam recebendo menos apoio, o que pode resultar em uma vida menos alegre e mais estressante. Isso reduziria a saúde e aumentaria a mortalidade.
Independente desses fatores, o pesquisador alerta que, em geral, os casamentos são mais favoráveis para a saúde, já que os casados têm uma expectativa de vida maior do que os solteiros.
Comentários