Seminário Estadual de Educação Étnico-racial começa amanhã
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) promove, a partir desta sexta-feira (14), às 9 horas, o II Seminário Estadual de Educação Étnico-racial. O evento ocorre até sábado (15), na sede da entidade, em Cuiabá, sob o tema "Construindo Ações Para a Educação das Relações Étnico-raciais no Espaço Escolar".
O principal objetivo é incentivar a implementação da Lei 10.639/03 nos currículos das unidades escolares de forma que o cumprimento e o respeito à legislação se torne parte do cotidiano escolar. De autoria da deputada federal do Rio Grande do Sul, Esther Grossi, a norma altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que inclui no conteúdo programático das diversas disciplinas, entre outras coisas, o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira, e o negro na formação da sociedade nacional.
Apesar de sancionada pelo presidente Lula, em 9 de fevereiro de 2003, ainda há dificuldades para colocar a Lei em prática. “Este é o maior desafio desde então, é um instrumento fundamental no combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação”, enfatizou a secretária de Políticas Sociais do Sintep/MT, Maria Celma de Oliveira. Além deste tema, o II Seminário contará com o relato de experiências da sindicalista e da professora da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, de Colíder, Maria Lúcia Cavequia.
Elas falarão sobre a viagem à Cabo Verde, na África, resultado da premiação do projeto Mama África. Além disso, a professora também foi contemplada com uma viagem à comunidade quilombola de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. A coordenadora do projeto vencedor "Kizomba de Zumbi", foi acompanhada de alunos, funcionários e professores da Escola Estadual. "Acredito que foi uma experiência única, enriquecedora, que envolveu todo o ambiente escolar", considerou Maria Lúcia.
Mama África - Sob o tema "Integrando nossas origens e implementando a Lei 10639/03", o concurso recebeu projetos voltados ao ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira. As iniciativas foram expostas por escolas públicas do Estado durante a semana da Consciência Negra, de 17 a 20 de novembro de 2009. O projeto atua como um mecanismo catalisador para que a Lei saia do papel.
Em números - O Brasil é o segundo País de maior população negra no mundo, perdendo apenas para a Nigéria. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2002, mais de 45% da população brasileira é negra. Vale lembrar que os últimos dados do IBGE apontam o crescimento do número de brasileiros que se autodeclaram negros ou afro-brasileiros.
Serviço
O que: II Seminário Estadual de Educação Étnico-racial
Quem - Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT)
Quando - Dias 14 e 15 de maio, a partir das 9h
Onde - Sede central do Sintep/MT, na Rua Mestre João Monge Guimarães, n° 102, bairro Bandeirantes, em Cuiabá
Por que - Incentivar a implementação da Lei 10.639/03 nos currículos das unidades escolares
Comentários