Candidatos ao governo avaliam desempenho em pesquisa
O resultado da pesquisa do instituto Vox Populi, publicada ontem neste Diário, agradou a dois dos três primeiros colocados na corrida rumo ao Palácio Paiaguás: o governador Silval Barbosa (PMDB) e o empresário Mauro Mendes (PSB). O ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, que apresentou ligeira redução nas intenções de voto, se mostrou cauteloso ao comentar sobre os números ponderando que cresceu nas pesquisas mensais realizadas pelo PSDB.
Conforme a pesquisa, realizada entre os dias 1 e 4 de maio, com 1.000 pessoas de 16 anos ou mais localidades, em Mato Grosso, Silval Barbosa ultrapassou Wilson Santos na disputa. Silval está com 27% das intenções de voto contra 26% de Wilson Santos. Mauro Mendes aparece em terceiro com 14% e Procurador Mauro (Psol) figura em último com 1% da preferência do eleitorado.
“Recebo o resultado com muita satisfação. Acredito que seja um reconhecimento dado à performance do governo e às ações com foco nos setores da saúde e segurança pública”, afirmou o governador, por meio de sua assessoria.
Silval pontuou também que os números confirmam a tendência de outras pesquisas recentemente realizadas, como a do Ibope, que foi divulgada, na semana passada, pela TV Centro América, que o mostra com 31% dos votos contra 27% de Wilson Santos e 15% do empresário Mauro Mendes. Para Silval, a tendência é um aumento nas próximas pesquisas levando em conta o índice de rejeição dos adversários revelado na pesquisa do Instituto Vox Populi.
O candidato com o maior índice de rejeição é Wilson Santos, com 15%, seguido por Procurador Mauro, com 12%. Mauro Mendes é o terceiro com 6% e Silval Barbosa, com o menor índice, possui 5%.
O ex-prefeito da Capital disse que, em pesquisas internas sobre as quais não fala porque não as registrou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), possui vantagem de seis a oito pontos em relação ao segundo colocado. “Convivo com dois tipos de pesquisas: aquelas em que estou à frente e aquelas em que estou em segundo lugar. O balanço dos números me deixa motivado a encarar o pleito”, afirmou Wilson, por telefone, que estava a caminho de Barra do Garças para encontro com lideranças partidárias. O tucano afirmou ainda que pretende aumentar o número de eleitores após visitas a todos os municípios do Estado. “Estamos consultando os municípios e construindo nosso plano de Governo”, explicou.
O empresário Mauro Mendes avaliou que os números correspondem com a expectativa dos partidos do movimento ‘Mato Grosso Muito Mais’, que apoiarão sua candidatura. “Estamos crescendo nas pesquisas. Estamos a quatro meses do processo eleitoral e pretendemos aumentar a cada pesquisa nossa representação”, disse o socialista. “Os adversários estão estagnados ou caindo nas pesquisas. O motivo deve ser os escândalos que estão sendo noticiados, os quais eu lamento”, alfinetou o pré-candidato.
Comentários