Microsoft atualiza o Office em resposta às versões online
A gigante da tecnologia Microsoft lançou ontem uma versão atualizada do pacote Office, com o objetivo de manter seu domínio sobre o lucrativo mercado de aplicativos empresariais e responder ao desafio das alternativas online gratuitas oferecidas por empresas como o Google.
A maior produtora mundial de software atualizou e lançou versões online dos programas Word, Excel, Outlook e PowerPoint. A meta é atender à nova classe de usuários móveis e conectados à internet que emergiu depois da atualização anterior desses aplicativos, em 2006.
A Microsoft anunciou diversas melhorias no pacote, entre as quais a edição de fotos no Word, uso de vídeos no PowerPoint, colaboração online em documentos e novas formas de administrar conversas via e-mail.
Mas a maior mudança é a adesão da Microsoft à "computação em nuvem", o que permite aos usuários manipular documentos armazenados em servidores remotos pela internet, um segmento no qual o Google vem ditando o ritmo.
Empresas. Os usuários empresariais do Office terão acesso imediato ao Office Web Apps, com versões online do Word, PowerPoint e Excel que podem ser acessadas por celulares ou computadores.
Isso marca uma grande virada no rumo do Office, utilizado por cerca de 500 milhões de usuários, de acordo com a Microsoft. Até agora, ele era distribuído apenas na forma de software para instalação em computadores.
A atualização coloca a Microsoft em concorrência direta com o Google Docs, que fornece versões simplificadas dos mesmos programas da Microsoft via internet e sem necessidade de baixar o software. O uso é gratuito para pessoas físicas e custa US$ 50 por usuário por ano para as empresas. O Google diz ter conquistado 25 milhões de usuários desde que lançou o Docs, quase quatro anos atrás.
Comentários